
A Prefeitura de São Mamede, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (SMDSH) e da secretaria de Saúde (SMS), deu início ao Projeto de Hidroterapia para as crianças e adolescentes portadoras do transtorno do espectro autista (TEA), na última terça-feira, 28 de fevereiro.
Participaram dessa ação de abertura um total de sete crianças, que estavam acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Na piscina, eles contam com o trabalho e as orientações da profissional fisioterapeuta Hamanda Morais.
Lembrando que as inscrições para a hidroterapia estão sendo feitas no Cras, de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 11h.
É importante dizer que a vereadora Eva Lucena tem sido uma das entusiastas na implementação da atividade. A vereadora é autora do Projeto de Lei nº 995/2022, aprovado por todos os colegas da Casa e sancionado pelo prefeito Dr. Jefferson, que visa justamente assegurar o desenvolvimento social e psicomotor desse público-alvo.
De acordo com a lei, serão atendidas crianças e adolescentes, de 3 a 14 anos, que frequentam a rede pública municipal e estadual de ensino e que tenham laudo médico com comprovação de diagnóstico. A cada três mês, elas serão avaliadas pela equipe multidisciplinar da saúde.
Também a secretaria de Educação, via coordenação do AEE (Atendimento Educacional Especializado), contribui para o desenvolvimento de atividades voltadas para esse público. A saber, desde a sala de aula regular com os professores cuidadores, e a Sala Multifuncional específica para esses alunos, até a presença nos encontros do Cras.
A primeira reunião com os pais e mães dos autistas, organizada e mediada pelo núcleo de apoio do Cras, ocorreu em novembro do ano passado. Já em fevereiro, aconteceu mais uma reunião com foco no lançamento da Carteira Municipal do Autista.
Por ASCOM/PMSM
MPPB Justiça atende MPPB e condena ex-secretária de Santana de Mangueira por improbidade
Chuvas em 2026 Inverno se consolida com chuvas regulares no Sertão, e sertanejo já sonha com boa safra
Recarga hídrica Barragem da Farinha atinge quase 90% da capacidade em Patos; Capoeira ultrapassa os 16%
Chuvas em 2026 Chuva nos municípios cabeceiras do Rio Farinha aumenta expectativa de recarga para a Barragem da Farinha, em Patos
Cempeonato Condado fortalece o esporte com realização do Campeonato de Veteranos 40tão
Chuvas Patos registra 87 mm nas últimas 24h, e Mãe d’Água é o primeiro município a ultrapassar 600 mm no acumulado em 2026
Infraestrutura Infraestrutura de Olho d’Água realiza reparos emergenciais em açude e trabalha para restabelecer acesso de comunidade rural
Mudanças DER instala quebra-molas em trecho da PB-262, entre São José do Bonfim e Teixeira
Orçamento Município de Mãe d’Água vivenciou a Plenária do Orçamento Participativo Mín. 22° Máx. 36°