
A Prefeitura de São Mamede, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (SMDSH) e da secretaria de Saúde (SMS), deu início ao Projeto de Hidroterapia para as crianças e adolescentes portadoras do transtorno do espectro autista (TEA), na última terça-feira, 28 de fevereiro.
Participaram dessa ação de abertura um total de sete crianças, que estavam acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Na piscina, eles contam com o trabalho e as orientações da profissional fisioterapeuta Hamanda Morais.
Lembrando que as inscrições para a hidroterapia estão sendo feitas no Cras, de segunda a sexta-feira, no período das 7h às 11h.
É importante dizer que a vereadora Eva Lucena tem sido uma das entusiastas na implementação da atividade. A vereadora é autora do Projeto de Lei nº 995/2022, aprovado por todos os colegas da Casa e sancionado pelo prefeito Dr. Jefferson, que visa justamente assegurar o desenvolvimento social e psicomotor desse público-alvo.
De acordo com a lei, serão atendidas crianças e adolescentes, de 3 a 14 anos, que frequentam a rede pública municipal e estadual de ensino e que tenham laudo médico com comprovação de diagnóstico. A cada três mês, elas serão avaliadas pela equipe multidisciplinar da saúde.
Também a secretaria de Educação, via coordenação do AEE (Atendimento Educacional Especializado), contribui para o desenvolvimento de atividades voltadas para esse público. A saber, desde a sala de aula regular com os professores cuidadores, e a Sala Multifuncional específica para esses alunos, até a presença nos encontros do Cras.
A primeira reunião com os pais e mães dos autistas, organizada e mediada pelo núcleo de apoio do Cras, ocorreu em novembro do ano passado. Já em fevereiro, aconteceu mais uma reunião com foco no lançamento da Carteira Municipal do Autista.
Por ASCOM/PMSM
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia Mín. 23° Máx. 34°