Os artistas plásticos patoenses Alex Souto e Roberto Nascimento foram agraciados pela Câmara Municipal de Patos com um Voto de Aplauso aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária desta terça-feira (07), pelo grafite alusivo ao Dia Internacional da Mulher com estampas de personalidades femininas que fazem parte da história política, social e cultural da cidade, feito no Mural da FUNES – Fundação Ernane Sátyro, localizado na parede dos fundos do prédio, na Rua Tira Dentes, Centro Histórico.
O requerimento Nº 269/2023, foi apresentado pelo vereador Zé Gonçalves (PT). “Esse trabalho artístico, enaltece os grandes nomes femininos da nossa história, a exemplo da ex-prefeita Geralda Medeiros, de saudosa memória; da professorinha Antonieta, que deu uma grande contribuição à educação; da cantora Lúcia do acordeom, em plena atividade e tantos outros nomes que foram lembrados nessa justa homenagem às mulheres patoenses, nesse momento de celebração e de luta. Considero importante essa iniciativa da fundação e, principalmente, o desprendimento desses artistas que vêm ‘sacudindo’ a cultura local. ”, fundamentou o edil, na justificativa de seu requerimento.
Em contato com a assessoria de comunicação da câmara, a presidente da FUNES, Milena Brito, que também será homenageada com um Voto de Aplauso na próxima segunda-feira (13), por conta da iniciativa, disse que o Mural da FUNES quer valorizar os artistas locais. “O mural inicia um longo e extensivo trabalho que a Fundação Ernani Satyro realizará, não apenas de valorização da mulher patoense nesse dia de luta, mas, sobretudo da cultura em todas as suas vertentes. ”, garantiu. “Nosso objetivo é alcançar todos os talentos, dos mais variados seguimentos artísticos, que são muitos em nossa Região. ”, prometeu.
Homenageados
Alex Souto é graduado em Design Industrial pela UFCG, profissional da área de design gráfico, ilustração e internet, com experiência em projetos de design editorial e webdesign, além de produção cultural e histórias em quadrinhos, com 4 edições do Festival Sertão HQ nas cidades de Patos e Coremas, Sertão da Paraíba. Ele foi contemplado em 2 edições pelo prêmio Aldir Blanc de artes plásticas na Paraíba. Seus trabalhos nas artes plásticas são preferencialmente em aquarela, usando diferentes pigmentos, em especial o café, que o projetou internacionalmente. “O grafite é um estilo de pintura que representa a arte urbana, essencialmente feita para ser sempre renovada de forma dinâmica com uma nova proposta. A ideia do mural é que ele seja refeito com novas imagens e temáticas dentro de aproximadamente 6 meses. ”, sugere o artista.
Roberto Nascimento, que se notabilizou por participar da Mostra “Rádio em Movimento” que uniu arte e cultura ao homenagear o centenário do rádio e da Semana de Arte Moderna, promovida pela ABERT - Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – com o apoio das associações estaduais de radiodifusão, foi selecionado para representar o estado da Paraíba ao vencer uma das etapas da confecção de um rádio modelo capelinha, um dos mais populares da década de 1940. “Considero minha participação nessa mostra, como o ponto máximo de minha carreira. Poder representar meu estado nessa exposição que aconteceu em Brasília, e que hoje acontece em outros países como Portugal e Espanha, me enche de orgulho. ”, relata o artista, acrescentando que realiza outros trabalhos, “a exemplo de oficinas de desenhos e artes com crianças. ”, pontuou.
CM
Mín. 23° Máx. 37°