
O Patosonline.com recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 17 de março, proveniente da assessoria da Polícia Federal na Paraíba, uma nota contendo todas as informações sobre a OPERAÇÃO GRÃOS DE AREIA na manhã de hoje (17). Veja nota:
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 17/03, a Operação Grãos de Areia, nas cidades de Areia de Baraúnas, Passagem e Salgadinho, todas na Paraíba.
O Juízo da 65ª Zona Eleitoral de Patos/PB expediu 7 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos hoje pela manhã por mais de 30 policiais federais que participaram da operação, que ganhou esse nome em referência aos diversos eleitores cooptados para votar em Areia de Baraúnas, sendo eles os “grãos” de Areia.
A investigação tem esse objetivo, apurar transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa, ocorridas nas eleições municipais do ano de 2020 no município de Areia de Baraúnas/PB, caracterizando – em tese – a prática dos crimes previstos nos arts. 289 – inscrição fraudulenta de eleitor e 290 – induzir alguém a se inscrever eleitor, ambas do Código Eleitoral, além do delito do art. 288 do Código Penal, que tipifica associação criminosa.
Chamou a atenção dos investigadores o fato de o município de Areia de Baraúnas/PB ter registrado mais eleitores do que propriamente habitantes nas eleições de 2020, tendo inclusive a diferença entre a chapa vencedora e a perdedora para o cargo executivo sido de apenas 26 votos, de modo que a transferência irregular de eleitores e as compras de votos apuradas foram relevantes para o resultado do pleito.
Também foi determinada pelo Juízo as quebras dos sigilos bancários de todos os investigados, com o objetivo de apurar as citadas compras de votos.
João Pessoa/PB, 17 de março de 2023

Por Patosonline.com
*(com informações da Assessoria Polícia Federal da Paraíba)
MAUS-TRATOS Homem é detido após disparo em cadela com arma artesanal na zona rural de Taperoá
MAUS-TRATOS Quatro homens são flagrados em rinha de galos durante ação da Polícia Ambiental em Pitimbu
HOMICÍDIO NO SERTÃO Homem de 52 anos é morto a facadas após discussão em Riacho dos Cavalos; suspeito está foragido
VEÍCULO RECUPERADO Polícia Militar recupera motocicleta com registro de roubo no bairro Belo Horizonte, em Patos
CRIME AMBIENTAL Quatro homens são flagrados derrubando árvores nativas em Sousa e recebem multa de R$ 26,8 mil
NÃO RESISTIU Jovem de 19 anos morre após passar seis dias internada em decorrência de acidente de moto em Conceição
NÃO RESISTIU Morre estudante de 17 anos que ficou gravemente ferida em acidente com ônibus de estudantes na BR-230, entre Juazeirinho e Soledade, em agosto
ACIDENTE NA CAPITAL Colisão entre dois veículos derruba poste, deixa mulher ferida e interdita Avenida Beira Rio, em João Pessoa
TRÁFICO DE DROGAS Passageira é presa pela PF com 3,3 kg de maconha durante fiscalização no Aeroporto de João Pessoa Mín. 24° Máx. 38°