O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) vai realizar, na sexta-feira (24), das 9h às 13h, no Auditório Celso Furtado, no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do TCE, um seminário para capacitação sobre a implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), prevista no Decreto n° 10.540/2020 da Presidência da República. Caberá aos tribunais de contas a responsabilidade pelo acompanhamento da implantação do Siafic nos entes federados brasileiros.
O Presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Nominando Diniz, fará abertura do seminário que tem como objetivo informar sobre os principais aspectos relacionados ao conceito e padrão mínimo de qualidade do Siafic e auxiliar no processo de implantação do Sistema. A programação contará com uma palestra do auditor de controle externo Luzemar da Costa Martins.
“Este é um marco para a política de transparência na gestão fiscal e uma obrigação para todos os Poderes e órgãos”. O conselheiro Nominando Diniz informou que o Tribunal está oferecendo esta capacitação para que o gestor compreenda os principais aspectos relacionados ao conceito e padrão mínimo de qualidade do Siafic, auxiliando-o no processo de implantação e manutenção do sistema. “O sistema permite uma uniformização dos dados contábeis e traz uma maior transparência em relação aos recursos públicos”, garantiu o presidente do TCE-PB.
O diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson Santana, disse que o evento será direcionado aos gestores e servidores públicos envolvidos no processo de implantação do Siafic e as empresas fornecedoras de sistemas de execução orçamentária, administração financeira e controle.
O conteúdo programático abordará assuntos como a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Decreto Federal nº 10.540/2020; conceito do Siafic Único e padrão mínimo de qualidade (requisitos dos procedimentos contábeis, requisitos de transparência da informação, requisitos tecnológicos).
O que é o Siafic - É uma solução de Tecnologia da Informação – mantida e gerenciada pelo Poder Executivo – a ser utilizado por todos os Poderes e Órgãos de cada ente da Federação – União, DF, Estados e Municípios – para o registro e controle de todos os atos e fatos que afetem ou possam afetar o patrimônio público em razão da execução orçamentária e financeira.
O Siafic, instituído pelo Decreto no 10.540, de 05/11/2020, é novo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, e traz alterações realizadas pelo Governo Federal que entrou em vigor em 01/01/2023. O texto prevê que todos os Poderes e órgãos dos governos federal, estaduais, municipais e Distrito Federal devem utilizar sistemas únicos de execução orçamentária e financeira, mantidos e gerenciados pelo Poder Executivo, resguardada a autonomia de cada poder integrante do ente da Federação.
Para o auditor de controle externo, Luzemar Martins, o objetivo é que todos que utilizem os recursos públicos dentro de cada esfera da Federação sigam as mesmas regras e falem a mesma língua na hora de registrar os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial. A principal mudança é que todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo ente federativo precisarão ter um único Siafic”, destacou.
Link para inscrição: https://doity.com.br/treinamento-funcionamento-siafic
Haverá emissão de certificados aos participantes.
SERVIÇO:
Seminário sobre Implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle - Siafic
Data: 24/03/2023
Horário: das 9h às 13h
Palestrante: Luzemar Martins
Público-alvo: Gestores e servidores públicos envolvidos no processo de implantação do Siafic Único, empresas fornecedoras de sistemas de execução orçamentária, administração financeira e controle, gestores e demais interessados.
Ascom/TCE-PB
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora Mín. 22° Máx. 36°