
Os estudantes Miguel Leite, Rebecca dos Santos e Gabrielli da Nóbrega, da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI), em Patos, na Paraíba, foram destaques no Jornal Nacional, da Rede Globo, ao produzirem canudos biodegradáveis tendo como base a casca da banana.
Com exclusividade ao repórter Pabho Rhuan, do Patosonline.com, a professora e orientadora do laboratório de iniciação científica do SESI, Janaina Larice, enviou um vídeo com os alunos direto da USP, em São Paulo, de onde estão participando como finalistas da 21ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE).
Janaína explica que a ideia do canudo tendo como base a casca da banana surgiu após verificarem a problemática do descarte do material e diante do atual canudo, feito de plástico, tido como um grande vilão dos oceanos e estimando que demora em torno de 200 anos para se decompor.
O canudo é composto pelos seguintes materiais: amido de milho, glicerina, vinagre de maçã e a casca da banana, e foram realizados testes de resistência, temperatura, integridade do canudo nas bebidas mais comercializadas como sucos e refrigerantes.
"Após esses testes, concluímos que, sim, é possível a utilização e a substituição do canudo comum", disse o estudante Miguel Leite.

Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com
Luto! Jovem patoense de 29 anos morre após luta contra o câncer
Pesquisa Supermercado Redenção se destaca entre os melhores de Patos em pesquisa do Instituto DataDucks
Descarte irregular Moradores denunciam descarte irregular de restos de árvores e incêndios criminosos no bairro Dona Milindra
Avaliação Falcão Pesquisas: gestão do prefeito Nabor é aprovada por mais de 80% da população de Patos
Se antecipe Comércio de Patos fechará as portas no dia 1º de janeiro
Raio X Conheça a realidade econômica de Areia de Baraúnas, o município com o segundo menor PIB do Brasil
Entulhos Moradora denuncia descarte de entulhos nas proximidades da UPA do Campo da Liga e do Colégio CAIC, em Patos
Gastronomia Restaurante O Lampião se destaca em pesquisa e figura entre os melhores de Patos, aponta levantamento do Instituto DataDucks
Avaliação Galã do Brega faz balanço positivo de 2025 e anuncia novos projetos para 2026 Mín. 23° Máx. 38°