Após a forte cheia no Rio Farinha entre a noite de ontem (27) e madrugada de hoje (28), a Barragem da Farinha, importante manancial que abastece a cidade de Patos, pegou um bom volume de água nessas últimas horas e ultrapassou os 34% de sua capacidade hídrica.
De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) entre esta segunda e terça-feira, o manancial recebeu um aporte hídrico de 1.836.607,5 m³, e saltou de 6.938.213,75 m³, ou 26,96%, para 8.774.821,25 m³, equivalente a 34,09%.
A Barragem, que tem capacidade máxima de 25.738.500 m³, encontrava-se em situação crítica no início desse mês, com apenas 7,20% de seu volume total, equivalente a 1.853.765 m³. Nesses últimos 15 dias, o manancial recebeu uma recarga significativa de 6.921.056 m³, e melhorou consideravelmente a sua capacidade atual.
Na zona rural do município de Cacimba de Areia, na Região Metropolitana de Patos, por onde o Rio Farinha passa, os moradores registraram na manhã desta terça-feira, dia 28 de março, a cheia do afluente. Veja abaixo:
Já o Açude do Jatobá, outro importante manancial da cidade de Patos que tem capacidade para 17.516.000 m³, recebeu uma recarga menor, de apenas 67.588 m³ nas últimas 24h, e chegou aos 4.317.923 m³, ou 24,65% do seu volume hídrico.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Concurso público Prefeitura de Patos empossa novos servidores e reforça excelência nos serviços públicos
LIMPEZA URBANA Morador denuncia acúmulo de lixo e falta de contêiner em frente a prédio e cobra providências do poder público
Galeria estourada Morador relata transtornos com esgoto a céu aberto no bairro Jatobá, em Patos: “Não posso nem sair de casa”
Luto! Familiares comunicam o falecimento do patoense Fábio de Sousa França
EXPECTATIVA Patoenses já fazem a festa na Barragem da Farinha, que está a poucos centímetros do transbordamento
Expectativa Água começa a “lavar” a parede do sangradouro da Barragem da Farinha, impulsionada pela força do vento, e aumenta a expectativa de sangria
Quase lá! Barragem da Farinha chega a 98,96% e cresce a expectativa pelo transbordamento
Falta de ACS Moradores denunciam falta de agente de saúde há quase um ano no Sítio Mocambo de Baixo, em Patos
AINDA NÃO SANGROU Barragem da Farinha fica a 8 cm de sangrar e pode transbordar ainda nesta quinta (02), diz técnico da Empaer Mín. 22° Máx. 33°