
O coordenador da Vigilância Ambiental do município de Patos, De Medeiros, informou à nossa reportagem que os agentes de combate às endemias estão intensificando as ações de controle e combate ao mosquito da Dengue (Aedes Aegypti), principalmente neste período chuvoso.
As visitas domiciliares estão sendo realizadas para conscientizar a população sobre os cuidados preventivos, sobretudo evitando acúmulo indevido de água, além da aplicação da larvicida nas situações que exigem esse tratamento. Os trabalhos também envolvem palestras em escolas e visitas a locais estratégicos onde geralmente surgem os focos do mosquito.
“Estamos num período de chuvas, e por isso é muito importante se policiar. Basta tirar 10 minutos da sua semana para olhar seu quintal, e ver se tem alguma coisa acumulando água. O lixo deve ser mantido em sacolas bem acondicionadas, e colocadas para fora no dia do carro do lixo. Também é preciso evitar de jogar lixo em terrenos baldios”, recomenda De Medeiros.
Ele garante que essas medidas simples evitam que a fêmea do Aedes deposite óvulos para dar surgimento às novas populações de mosquitos. De Medeiros reforça que é importante haver colaboração da população neste combate, e para os trabalhos sejam mais eficazes.
Níveis de infestação
Sobre a situação de Patos, em se tratando do risco de infestação pelo Aedes aegypti, o coordenado da Vigilância Ambiental contou que a partir da próxima semana será feito o segundo LIRAa do ano, que é justamente o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti. Após esse levantamento, ele disse que o resultado será divulgado de forma ampla para todos os meios de imprensa.
O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Áudio da assessoria da saúde municipal
Avaliação Falcão Pesquisas: gestão do prefeito Nabor é aprovada por mais de 80% da população de Patos
Se antecipe Comércio de Patos fechará as portas no dia 1º de janeiro
Raio X Conheça a realidade econômica de Areia de Baraúnas, o município com o segundo menor PIB do Brasil
Entulhos Moradora denuncia descarte de entulhos nas proximidades da UPA do Campo da Liga e do Colégio CAIC, em Patos
Gastronomia Restaurante O Lampião se destaca em pesquisa e figura entre os melhores de Patos, aponta levantamento do Instituto DataDucks
Avaliação Galã do Brega faz balanço positivo de 2025 e anuncia novos projetos para 2026
Transtornos Incêndio em terreno abandonado provoca transtornos e gera revolta de moradores no bairro Belo Horizonte, em Patos
VAGAS DE EMPREGO Sine-PB oferece 51 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (29)
Campanha solidária Família de São Mamede pede ajuda para custear tratamento e cirurgia de mulher com hérnia de disco Mín. 23° Máx. 38°