Com o anúncio feito pelo Patosonline.com na noite do sábado, 08 de abril, de que o canal que leva água da Barragem da Farinha para o Açude do Jatobá já está começando a descer com água, voltou-se as atenções para a referida obra.
Na manhã deste domingo, 09 de abril, vários vídeos foram postados nas redes sociais mostrando realmente a água seguindo pelo leito do canal, porém outro fato também chamou a atenção; a quantidade de vegetação existente dentro da obra. Esse fato pode impedir o fluir natural da água.
Mas que obra é essa que chamou a atenção da população? Qual sua finalidade? Quem construiu?
Para encontrar essas respostas, o Patosonline.com pesquisou e traz agora mais detalhes sobre a referida obra.
VEJA:
Construído em 1994, o canal que liga a Barragem da Farinha ao Açude do Jatobá teve como principal objetivo evitar o desperdício da água excedente após o transbordamento da Barragem da Farinha.
Criado na gestão de Ivânio Ramalho, Prefeito de Patos eleito em 1992, esse aqueduto permite o controle da canalização desses fluidos. Quando a capacidade dessa barragem está quase completa, as comportas são abertas, o que possibilita a condução da água para o reservatório do Jatobá.
Vale destacar que os portais podem ser abertos antes mesmo do preenchimento completo da represa. Exemplo disso, quando faltam cerca de 50 cm para o enchimento total de sua área, as portas móveis são abertas.
O vereador Josmá Oliveira postou em suas redes sociais a situação atual desse canal e apontou algumas carências do referido ambiente, já que observou a necessidade de uma manutenção do local, uma vez que a vegetação está impedindo a passagem da água e a falta de um trabalho de alvenaria expõe a população ao risco, e mostra um certo arcaísmo em uma obra tão importante para os cidadãos de toda a região.
Por Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 33°