
Em entrevista ao jornalista Marcos Oliveira no último sábado, dia 8, o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Patos, Júnior Bonfim, confirmou que 89% dos dejetos produzidos pela população patoense são jogados diretamente no Rio Espinharas sem nenhum tipo de tratamento.
Ele afirmou que os 11% de saneamento básico informados oficialmente pela Cagepa, estão distribuídos em apenas alguns bairros da cidade, levando a população a fazer ligações clandestinas para as galerias.
"Só se resolve o problema de Patos com saneamento básico. Infelizmente, como Patos tem um relevo acentuado, com altos e baixos nos bairros e rochas em boa parte da sua área, o projeto fica caro e tem dificultado sua execução, que é de responsabilidade do Governo da Paraíba, através da Cagepa", pontuou o gestor.
Júnior Bonfim detalhou que muitas galerias preparadas para receber águas pluviais recebem dejetos produzidos pelo consumo humano dos imóveis da cidade, gerando em alguns casos, problemas de retorno para as residências e outras edificações, dificultando também a urbanização das ruas.
Mesmo diante dessa realidade, o secretário informou que a Prefeitura de Patos já conseguiu desenvolver um programa de pavimentação de 78 ruas do município, algumas já executadas e outras em fase de execução de projeto ou da obra.
Já foram beneficiados com o projeto os bairros Jatobá, Monte Castelo, São Sebastião, Dona Milindra, Vila Cavalcanti, Sete Casas, e o distrito de Santa Gertrudes.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Avaliação Falcão Pesquisas: gestão do prefeito Nabor é aprovada por mais de 80% da população de Patos
Se antecipe Comércio de Patos fechará as portas no dia 1º de janeiro
Raio X Conheça a realidade econômica de Areia de Baraúnas, o município com o segundo menor PIB do Brasil
Entulhos Moradora denuncia descarte de entulhos nas proximidades da UPA do Campo da Liga e do Colégio CAIC, em Patos
Gastronomia Restaurante O Lampião se destaca em pesquisa e figura entre os melhores de Patos, aponta levantamento do Instituto DataDucks
Avaliação Galã do Brega faz balanço positivo de 2025 e anuncia novos projetos para 2026
Transtornos Incêndio em terreno abandonado provoca transtornos e gera revolta de moradores no bairro Belo Horizonte, em Patos
VAGAS DE EMPREGO Sine-PB oferece 51 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (29)
Campanha solidária Família de São Mamede pede ajuda para custear tratamento e cirurgia de mulher com hérnia de disco Mín. 23° Máx. 38°