Sob punição, o Grêmio recebeu o Santos no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela primeira rodada do Brasileirão 2023. O Tricolor Gaúcho conquistou a vitória pelo placar mínimo, com gol marcado pelo lateral-direito João Pedro.
O jogo também ficou marcado por mais um pênalti perdido pelo atacante Luis Suárez. Após pisão de Messias em Cristaldo, Wilton Pereira Sampaio assinalou a penalidade, mas o centroavante uruguaio desperdiçou a cobrança. Na reta final da partida, Soteldo ainda acabou expulso.
ATAQUE X CONTRA-ATAQUE
Os primeiros 20 minutos foram de um Grêmio que posicionou quase todos os atletas no campo ofensivo. Porém, o Santos esteve compacto, praticamente não cedeu espaços e ameaçava em contra-ataques. O único 'vacilo' do sistema defensivo alvinegro foi deixar a entrada da área livre em um momento, aos 10'. No lance, Cristaldo finalizou sozinho, com muito perigo, mas João Paulo saltou e realizou grande intervenção.
PONTOS ALTOS
Se o Imortal encontrava dificuldades em criar chances claras, a solução foi concentrar as ações em cima do volante Camacho, que logo levou cartão amarelo e estava inseguro na marcação. Por outro lado, o Peixe chegava com perigo através de enfiadas em profundidade para Marcos Leonardo, que se posicionava entre os volantes e zagueiros adversários, apostando na 'correria'.
GRÊMIO SE APROVEITA DE LESÃO
Lucas Barbosa se lesionou e foi substituído por Soteldo, que retornou aos gramados após mais de dois meses afastado por contusão. Se a equipe ganhou em velocidade e qualidade técnica, perdeu na recomposição defensiva.
Eduardo Bauermann cortou parcialmente cruzamento de Diogo Barbosa, o lateral João Pedro avançou pela direita e Soteldo não acompanhou. Com espaço, o defensor gremista finalizou de fora da área e João Paulo aceitou. O Imortal saiu em vantagem aos 43' da primeira etapa.
SUÁREZ PERDE (MAIS UM) PÊNALTI
Wilton Pereira Sampaio foi ao VAR, reviu o pisão de Messias em Cristaldo e marcou pênalti para o Grêmio. Apagado na partida, Luisito Suárez foi para a cobrança aos 8 minutos do segundo tempo, finalizou no canto esquerdo alto e isolou a penalidade. Foi a 3ª batida desperdiçada pelo uruguaio na temporada.
LÁ E CÁ E EXPULSÃO
Santos e Grêmio colocaram ritmo intenso no decorrer do segundo tempo e ambos criaram boas oportunidades. Na reta final, Soteldo recebeu cartão amarelo por reclamação e, em seguida, cometeu falta 'tola' em Thomas Luciano. O árbitro acabou expulsando o venezuelano.
Aos 46', o Imortal quase ampliou, com chute de Suárez. Porém, João Paulo fez nova grande defesa. Com um jogador a mais, o Tricolor controlou a partida e garantiu a vitória.
Fonte: Lance!
Mín. 22° Máx. 37°