O cardiologista intervencionista do setor de hemodinâmica do Hospital Regional de Patos, Jeann Carlos Santiago, falou sobre o procedimento de cateterismo realizado na paciente Jocilene Sulino da Silva Lima, de 38 anos, da cidade de Cajazeirinhas, procedimento que salvou a vida da jovem mulher.
Segundo ele, o procedimento ocorreu após a paciente ser regulada do Hospital Regional de Pombal para o Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e a equipe médica do programa Coração Paraibano realizou um cateterismo, após a paciente apresentar uma dor cardíaca com obstrução de 99% na principal artéria do coração.
“Nós realizados de imediato uma angioplastia, o procedimento foi um sucesso, graças a Deus ocorreu de forma bem rápida, de meia hora a quarenta minutos na sala de procedimento, no outro dia ela já tá de alta para receber acompanhamento ambulatorial do seu cardiologista”, disse Dr. Jeann.
Ele considerou que o Sertão do Estado está vivenciando avanços importantes na saúde pública, que poderá atender casos complexos, que antes eram transferidos para Campina Grande e João Pessoa, evitando maiores sequelas nos pacientes e garantindo um tempo resposta suficiente para salvar muitas vidas. Ouça:
SOBRE O SERVIÇO
O setor de hemodinâmica do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, é gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), e quase 200 procedimentos desse tipo já foram realizados em Patos desde o início do programa, incluindo cateterismos, angioplastias e arteriografias pulmonares.
“São procedimentos de alta complexidade que antes eram feitos apenas em Campina Grande ou Santa Rita. Estamos vivendo uma revolução para o Sertão”, disse o médico, destacando a importância da iniciativa do Governo do Estado da Paraíba em levar a saúde pública a sério e salvar vidas.
O programa Coração Paraibano tem como objetivo principal oferecer atendimento especializado e rápido para casos de infarto em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos, e conta com a participação de unidades hospitalares em todo o estado da Paraíba.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Mín. 20° Máx. 35°