Nos últimos dias, a redação do Patosonline.com recebeu relatos de alguns moradores da cidade de Patos com relação a coloração da água e, em alguns casos, ao odor que em alguns bairros estava sendo registrado.
Diante desses relatos, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) emitiu uma nota para esclarecer a situação.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informa que nos últimos dias, recebemos algumas reclamações sobre a coloração da água. Gostaríamos de esclarecer que isso se deve às recargas de água que ocorreram nos mananciais, especialmente na Barragem de Capoeira, devido às chuvas intensas na região.
As chuvas têm provocado o movimento de sedimentos que estavam no fundo do leito, o que tem afetado a cor e a turbidez da água. O fluxo intenso também tem causado o carreamento de sedimentos aos mananciais, aumentando a quantidade de partículas na água. Como resultado, o nível de turbidez tem se elevado. Geralmente, quando a água está nessas condições, realizamos alterações nos procedimentos de tratamento, incluindo novas medidas. No entanto, a água ainda reage com o cloro, resultando em alteração na coloração.
Gostaríamos de tranquilizar a população que, apesar da alteração na coloração da água, ela não apresenta riscos à saúde. Todo o processo de desinfecção é realizado e a água possui cloro residual e todos os paramentos bacteriológicos estão dentro dos padrões estabelecidos pelas normas de qualidade. Nossas equipes também estão em campo intensificando as descargas em pontas de redes, ou seja, nas extremidades das ruas, como parte dos trabalhos para reduzir os impactos observados.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Mais informações sobre os serviços executados pela CAGEPA podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115, pelo WhatsApp (83) 98198-4495 ou no site www.cagepa.pb.gov.br.
Atenciosamente,
CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba
Patos, 20 de abril de 2023
Gerência Regional das Espinharas
Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com
Mín. 20° Máx. 35°