Quinta, 28 de Novembro de 2024
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
Banner Clima Sublime
Esportes Esportes

Rato entra, faz golaço, define vitória do São Paulo sobre o Ituano e classificação tricolor às oitavas da Copa do Brasil

Titular incontestável do antecessor Rogério Ceni, ponta começou no banco, foi ao jogo e mostrou cartão de visitas para Dorival Júnior em Itu

26/04/2023 às 07h55
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Lance!
Compartilhe:
Wellington Rato festeja: vitória e classificação são-paulina (Foto: Fernando Roberto / LANCE!)
Wellington Rato festeja: vitória e classificação são-paulina (Foto: Fernando Roberto / LANCE!)

Que a torcida do São Paulo já sabe do que Wellington Rato é capaz, ninguém duvida. Agora foi a vez de Dorival Júnior ver de perto a importância do ponta, umas das principais contratações da temporada. Foi ele, pouco depois de entrar em campo, que furou a retranca do Ituano, deixou dois marcadores para trás e marcou um belo gol, o único da vitória tricolor por 1 a 0 nesta terça-feira (25), no estádio Novelli Júnior,  pelo jogo de volta entre ambos pela terceira fase da Copa do Brasil.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Depois do 0 a 0 no duelo de ida, no Morumbi, a expectativa era por mais uma vez o São Paulo encontrar um adversário retrancado. Foi o que aconteceu na etapa inicial, quando a articulação ofensiva (já prejudicada pela ausência de Calleri, com dengue) ficou encaixotada na marcação dos mandantes. Isso apesar de Dorival apostar em três atacantes para dar maior movimentação ofensiva.

O segundo tempo prometia mais 45 minutos de uma guerra de nervos proposta pelo Galo rubro-negro. Mas Dorival colocou em campo Rato. E o gol do titular incontestável de Rogério Ceni veio cedo, aos 17 minutos, em jogada individual, praticamente desamparando a proposta de jogo do Ituano. 

Melhor para o São Paulo, que deixa o interior com duas vitórias seguidas nos dois jogos sob o comando de seu novo treinador. E segue vivo em busca do sonho da inédita conquista da Copa do Brasil.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

ATAQUE CONTRA DEFESA

Qual foi a tônica do início do duelo entre Ituano e São Paulo? Posicionamento. Novamente era um time do interior muito bem postado defensivamente, apostando nos contra-ataques pelas laterais e nos atacantes mais recuados.

Deu certo? De certa forma sim. Sem Calleri, desfalque confirmado antes do jogo, o São Paulo se mostrou órfão de uma referência ofensiva. O esquema com Luciano flutuando como um falso 9 e os dois pontas foi encaixotado pelos mandantes. Restava a defesa articular a abertura de espaços. Foi dando resultado, principalmente pela grande mobilidade e participação de Gabriel Neves e Arboleda no jogo. Mas foi pouco...

VAI PRA CIMA DELES TRICOLOR

Aos 8', em uma dessas articulações criadas pela defesa, Gabriel Neves encontrou Nestor livre de marcação. Fez o passe enfiado e o meia finalizou, sem muita força, para a defesa do goleiro. Pouco depois, aos 17', foi a vez de Pablo Maia. Única figura desmarcada na jogada ofensiva são-paulina, ele arriscou o chute e exigiu boa defesa de Jefferson Paulino.

RITMO É ALTO, MAS A PRODUTIVIDADE...

O jogo seguia na mesma toada: São Paulo tocando, tentando encontrar brechas no ferrolho rubro-negro. Aos 27', Nestor encontrou uma brecha e finalizou de esquerda. O goleiro defendeu.

Seis minutos depois, a mesma tabelinha da primeira oportunidade se repetiu, evidenciando a dificuldade tricolor em girar seu repertório: Gabriel Neves deixou Nestor em ótima condição, mas ele finalizou errado, já bem marcado.

NA VOLTA DO INTERVALO, MAIS EMOÇÃO

O jogo recomeçou com as equipes querendo se mostrar mais dispostas em campo. E assim tome chances. Aos 2', Person bateu falta com perigo para o Ituano, Quirino desviou e Rafael se esticou para defender. Na sequência, Alisson avançou livre pela esquerda e cruzou, a zaga desviou e a bola caiu nos pés de Nestor, que bateu rasteiro e exigiu boa aparição de Jefferson Paulino.

A apoteose desse início aconteceu aos 5'. Alisson apareceu de novo livre na entrada da área. Só que ao invés de cruzar, arriscou o chute e exigiu defesa chamativa do goleiro ituano.

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA...

Toda retranca será castigada, aponta o famoso dito popular das arquibancadas. E a coisa não poderia ser diferente em Itu. Aos 17', Wellington Rato, que acabara de entrar, recebeu na direita, puxou para o meio, deixou dois rivais para trás, e bateu forte, no canto esquerdo de Jefferson Paulino, para abrir o placar .

ESPELHO, ESPELHO MEU...

Com o gol, foi a vez do São Paulo repetir a estratégia do rival. Abaixou suas linhas e passou a oferecer a bola para o Ituano, que tentava se reorganizar ofensivamente. Em vão...

Uma série de cruzamentos à área chegou a levar sustos à zaga são-paulina, mas sem maiores efeitos práticos. Rafael Silva chegou a conseguir um chute colocado aos 49', bem defendido por Rafael, selando assim a vitória dos visitantes, que perderam um ótimo contra-ataque com Rato, aos 50'.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

PRÓXIMOS JOGOS

O São Paulo volta a campo no sábado (25), às 16h30 (de Brasília), para encarar o Coritiba, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Na terça-feira (2/5), o adversário será o Tolima, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana. A próxima rodada da Copa do Brasil está prevista para acontecer na semana do dia 17/5. Os confrontos ainda serão sorteados pela CBF.

Fonte: Lance!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
37°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras