A produção do Patosonline.com foi procurada por catadores de recicláveis, cobrando da Prefeitura de Patos o funcionamento de uma nova associação de catadores criada com o apoio da gestão no dia 7 de janeiro de 2022, para trabalhar com os resíduos sólidos levados para o lixão de Patos.
Segundo a denunciante, Luziana da Silva Fragoso Galdinho, o Lixão de Patos não recebe os resíduos desde esta quarta-feira, 26, e diversas famílias estão prejudicadas por conta da entidade representativa não estar atuando, apesar do prometido apoio do prefeito Nabor Wanderley e da secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos, Manoella Rodrigues, quando da criação da entidade.
“Muitas famílias vivem do lixão e o material deixou de ser trazido para cá desde a quarta-feira. Nós não temos condições de trabalhar na cidade, porque já existe muita gente trabalhando, e a associação nos ajudaria a receber o lixo do comércio, de condomínios e de outras áreas residenciais”, explicou Luziana.
Ela acrescentou que com o processo de desativação do lixão, mais de 60 famílias estão prejudicadas pela falta dos recicláveis, uma vez que as famílias que residem próximas ao lixão não têm experiência com outros tipos de atividade.
O QUE DIZ A GESTÃO
A secretária de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, disse que o Lixão de Patos ainda não foi desativado e o transbordo do material para o município de São José do Bonfim está em fase experimental, pois no município ainda mão foram tiradas as licenças ambientais referentes do novo local.
Ela informou também que a ASCAP já recebe apoio do município e a nova associação criada em 2022 já elegeu o seu presidente para resolver as questões documentais e receberem a ajuda de custo do município, para o funcionamento da entidade.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Avaliação Falcão Pesquisas: gestão do prefeito Nabor é aprovada por mais de 80% da população de Patos
Se antecipe Comércio de Patos fechará as portas no dia 1º de janeiro
Raio X Conheça a realidade econômica de Areia de Baraúnas, o município com o segundo menor PIB do Brasil
Entulhos Moradora denuncia descarte de entulhos nas proximidades da UPA do Campo da Liga e do Colégio CAIC, em Patos
Gastronomia Restaurante O Lampião se destaca em pesquisa e figura entre os melhores de Patos, aponta levantamento do Instituto DataDucks
Avaliação Galã do Brega faz balanço positivo de 2025 e anuncia novos projetos para 2026
Transtornos Incêndio em terreno abandonado provoca transtornos e gera revolta de moradores no bairro Belo Horizonte, em Patos
VAGAS DE EMPREGO Sine-PB oferece 51 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (29)
Campanha solidária Família de São Mamede pede ajuda para custear tratamento e cirurgia de mulher com hérnia de disco Mín. 23° Máx. 37°