A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, por meio da Atenção Especializada e do Centro Especializado em Reabilitação (CER), promoveu um importante passo para a inclusão escolar nesta sexta-feira (28). Foi iniciado o processo de capacitação dos profissionais de apoio escolar da Secretaria Municipal de Educação, com foco no tema "Comunicação Aumentativa e Alternativa: nas escolas municipais de Patos".
A iniciativa visa aprimorar a comunicação com alunos que possuem deficiências de aprendizagem, proporcionando-lhes uma educação de qualidade e inclusiva. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma área de conhecimento que busca desenvolver e utilizar estratégias de comunicação que ampliem as possibilidades de interação e expressão desses alunos.
De acordo com a coordenadora do CER, Rosângela Oliveira, essa parceria com a Secretaria de Educação, através do Núcleo de Inclusão, vai acontecer em quatro momentos, visando capacitar os mais de 200 cuidadores de apoio escolar.
“O objetivo principal dessa capacitação é levar mais inclusão para as escolas, através da acessibilidade comunicativa, a fim de trabalhar o desenvolvimento verbal das crianças e o processo de aprendizagem”, explicou.
Rosângela ainda destacou que a Comunicação Aumentativa e Alternativa foi implantada no CER ainda no ano passado. Este ano, as propostas discutidas dentro da campanha Abril Azul (conscientização sobre o Autismo), resultaram na implantação do Núcleo de Comunicação Aumentativa e Alternativa, dentro dos serviços oferecidos pelo CER.
Rivânia Medeiros, coordenadora do Núcleo de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, considera que a capacitação de hoje traz novas perspectivas para melhorar a abordagem dos profissionais que lidam principalmente com crianças com transtorno do espectro autista.
Vanessa Guimarães, psicóloga do CER, realizou a primeira palestra da capacitação e aproveitou para destacar que os apoios visuais, a exemplo das pranchas de comunicação visual, estão sendo utilizadas como suporte para estimular a interação das crianças e melhorar a aprendizagem. No primeiro momento da capacitação de hoje, as pranchas foram utilizadas para instruir os cuidadores presentes.
Coordecom – Prefeitura de Patos
Mín. 20° Máx. 35°