A secretária de Meio Ambiente do município de Patos, Manoella Rodrigues, detalhou em contato com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, o processo de coleta seletiva de materiais recicláveis que vem ocorrendo por meio de algumas empresas do setor em Patos.
A gestora explicou que diversos estabelecimentos da cidade tem um contrato junto à Associação de Catadores de Patos-ASCAPE, que recebe o material e repassa para empresas que trabalham com recicláveis no processo de comercialização do lixo.
“É feito um contrato junto à Ascape, onde todos os recicláveis são enviados para a associação. Com relação ao descarte de lixos específicos, todos eles entram num processo de logística reversa, é uma lei federal que contempla a utilização desses materiais. O pneu, pilha ou bateria, por exemplo, é devolvido ao local onde foi comprado após o uso, e a empresa que vende devolve ao fornecedor o dinheiro para ele tomar as providências necessárias para o descarte desse material”, explicou a secretária Manoela Rodrigues.
Quanto ao lixo hospitalar das UBSs e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do município, a gestora acrescentou que existe uma empresa contratada para efetuar esse tipo de serviço, uma vez que é considerado descarte específico. O mesmo, segundo Manoella, acontece com os hospitais e clínicas particulares da cidade.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Wânia Nóbrega - Rádio Espinharas
Mín. 18° Máx. 36°