
Nesta segunda-feira, 08 de maio de 2023, são lembrados dois importantes personagens da história da Paraíba: o primeiro Bispo da Diocese de Patos, Dom Expedito Eduardo de Oliveira, e o ex-Governador do estado, Ernani Sátyro, que faleceram há 40 e 37 anos, respectivamente.
Dom Expedito Eduardo de Oliveira foi o primeiro bispo da Diocese de Patos, criada em 1959. Ele nasceu em Pacatuba-CE, no metropolitana de Fortaleza, em 1910, e foi ordenado padre em 1933. Em 1959, foi nomeado 1° bispo de Patos, onde permaneceu até sua morte, em 08 de maio de 1983.
Durante seu mandato como bispo, Dom Expedito Eduardo de Oliveira se destacou pela criação de 12 paróquias, o Seminário Diocesano e a facilitação para a instalação da unidade de Cáritas Brasileira, com o objetivo de socorrer as vítimas da seca.
"Cinco mil famílias cadastradas passaram a receber cestas básicas e roupas, doadas pelos Estados Unidos da América."
Já Ernani Sátyro, falecido em 08 de maio de 1986, foi um político paraibano que exerceu diversos cargos públicos ao longo de sua carreira.
Cargos exercidos por Ernani Sátyro: Ministro do Superior Tribunal Militar do Brasil, Governador da Paraíba, Deputado Federal pela Paraíba, Deputado Estadual da Paraíba e Prefeito de João Pessoa.
Os legados deixados por Dom Expedito Eduardo de Oliveira e Ernani Sátyro são muito importantes para a história da Paraíba e do Brasil. Suas contribuições nas áreas da educação, cultura e desenvolvimento social foram muito relevantes.
PatosOnline.com
Zona Azul STTRANS avança na implantação da Zona Azul com treinamento e entrega de fardamentos
Entulhos Moradora denuncia descarte de entulhos nas proximidades da UPA do Campo da Liga e do Colégio CAIC, em Patos
Gastronomia Restaurante O Lampião se destaca em pesquisa e figura entre os melhores de Patos, aponta levantamento do Instituto DataDucks
Avaliação Galã do Brega faz balanço positivo de 2025 e anuncia novos projetos para 2026
Transtornos Incêndio em terreno abandonado provoca transtornos e gera revolta de moradores no bairro Belo Horizonte, em Patos
VAGAS DE EMPREGO Sine-PB oferece 51 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (29)
Campanha solidária Família de São Mamede pede ajuda para custear tratamento e cirurgia de mulher com hérnia de disco
Falta de água Morador da Rua Elpídio Portela reclama de falta de água há quase um mês no bairro Jatobá, em Patos
Preocupação Secretário Willami Lucena diz que proprietários estão soltando animais nos fins de semana, em Patos, e orienta a população a denunciar esse tipo de prática Mín. 23° Máx. 37°