O médico pediatra Umberto Junior, alertou pais e responsáveis em contato com o Jornal Espinharas Notícia, da Rádio Espinharas FM, quanto ao surgimento de doenças relacionadas às Síndromes Respiratórias Agudas Graves em crianças, que normalmente ocorre em Patos e Sertão do Estado, no período sazonal entre os meses de fevereiro a julho.
Doutor Umberto destacou a necessidade dos pais manterem o cartão de vacinação das crianças atualizado, o que em consequência já seria suficiente para a imunização dos menores contra as principais cepas causadoras das doenças respiratórias.
“Temos tido muitos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças, e alguns casos tem evoluído a óbito, inclusive. Precisamos manter nossas crianças com o calendário vacinal atualizado, principalmente a vacina da gripe, é muito importante, temos tido muitos casos envolvendo a Influenza tipo A e B, H1N1 e H3N2 e outras cepas que estão contempladas na vacina”, disse o pediatra.
O médico recomendou pais e responsáveis a retirarem as crianças do convívio de creches e escolas, tão logo sejam identificados os primeiros sintomas, além de manter os cuidados com a higiene respiratória das crianças e o compartilhamento de objetos pessoais, para evitar a contaminação dos menores.
Entre os sinais de alarme, Umberto Junior chamou a atenção para quando as crianças apresentem quadros de cansaço repentino, dificuldade para respirar sem quererem se alimentar; de prostração por muito tempo, que tenham febre alta persistente e sem resposta a medicação, que sejam encaminhadas as UPAs ou ao Hospital Infantil, a fim de realizar uma avaliação mais criteriosa e evitar doenças graves como bronquiolite e pneumonia, que podem evoluir a óbito.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Zona Azul STTRANS avança na implantação da Zona Azul com treinamento e entrega de fardamentos
Entulhos Moradora denuncia descarte de entulhos nas proximidades da UPA do Campo da Liga e do Colégio CAIC, em Patos
Gastronomia Restaurante O Lampião se destaca em pesquisa e figura entre os melhores de Patos, aponta levantamento do Instituto DataDucks
Avaliação Galã do Brega faz balanço positivo de 2025 e anuncia novos projetos para 2026
Transtornos Incêndio em terreno abandonado provoca transtornos e gera revolta de moradores no bairro Belo Horizonte, em Patos
VAGAS DE EMPREGO Sine-PB oferece 51 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira (29)
Campanha solidária Família de São Mamede pede ajuda para custear tratamento e cirurgia de mulher com hérnia de disco
Falta de água Morador da Rua Elpídio Portela reclama de falta de água há quase um mês no bairro Jatobá, em Patos
Preocupação Secretário Willami Lucena diz que proprietários estão soltando animais nos fins de semana, em Patos, e orienta a população a denunciar esse tipo de prática Mín. 23° Máx. 37°