Quarta, 22 de Abril de 2026
Banner Dr Romulo
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Paulo Arnon
UNIFIP
Banner CCAA
Banner Nissa Niscar PB
Esportes Esportes

CBF confirma VAR nas séries C e D do Brasileirão 2023

Uso do VAR foi confirmado pelo assessor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. Em ambos os casos, a partir da fase do acesso.

11/05/2023 às 16h55
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Gabriel Abdon - Jornal da Paraíba
Compartilhe:
Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

As séries C e D do Campeonato Brasileiro terão o uso do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). De acordo com o assessor de arbitragem, George Alves Feitoza, confirmou que a tecnologia já usada nas séries A e B será utilizada nas divisões inferiores.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O VAR começou a ser utilizado, de forma integral, na Série A em 2019. Já na Série B, o uso da tecnologia começou em 2021, mas apenas no segundo turno da competição, sendo implantado para as 38 rodadas no ano seguinte. O uso do árbitro de vídeo nas divisões inferiores será um pouco mais tímido no início. Ao ge.globo, George Alves deu detalhes do começo do uso do árbitro de vídeo na 3ª e na 4ª divisões.

“No caso da (Série) C, começa na segunda fase, quando a competição terá dois grupos com oito equipes cada. A partir desta fase, até a final, será utilizado o VAR”, explicou George.

“Já na Série D, o árbitro de vídeo será implementado a partir da fase que define os quatro classificados para a Série C do ano que vem. Assim, o VAR começa a ser usado na Série D nas quartas de final da competição”, completou.

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

Ausência do VAR nas séries C e D gera reclamações

Na segunda rodada da Série C, a delegação do Botafogo-PB ficou na bronca com a arbitragem. Na partida contra o Remo, que o Belo venceu por 2 a 1, a reclamação ficou por conta do gol marcado pelo Remo. A alegação é que o jogador Muriqui estava em posição irregular quando recebeu a assistência que resultou no gol.

VAR Séries C e D
Foto: Divulgação / CBF

Por reclamações assim, o uso da tecnologia na 3ª e na 4ª divisão já era pedido por muitos clubes e torcedores. A Paraíba é representada na Série C pelo Botafogo-PB e na Série D por Campinense, Sousa e Nacional de Patos.

Por Gabriel Abdon - Jornal da Paraíba

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 34°

Qui 34°C 23°C
Sex 33°C 21°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 34°C 21°C
Seg 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras