Terça, 29 de Julho de 2025
Banner Psique
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Destaque Destaques

Polícia Federal deflagra operação contra esquema de extração e comércio irregular de minérios em Junco do Seridó, Campina Grande e Parelhas/RN

São cumpridos 06 (seis) mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas empresas investigadas.

17/05/2023 às 15h32
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: ge PB
Compartilhe:
PF e Receita Federal cumprem mandados no RN e PB em operação que apura extração e venda irregular de minérios — Foto: Receita Federal/Divulgação
PF e Receita Federal cumprem mandados no RN e PB em operação que apura extração e venda irregular de minérios — Foto: Receita Federal/Divulgação

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira (17) uma operação com o objetivo de combater a extração e venda irregular de minérios, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas empresas investigadas no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

No RN foram cumpridos três mandados em Parelhas, na região do Seridó. Já na Paraíba, foram cumpridos dois mandados em Campina Grande e 1 em Junco do Seridó.

O Delegado da Receita Federal em Natal, Wyllo Marques, explicou que a operação apura supostos crimes contra a legislação ambiental e também contra a ordem tributária, como sonegação fiscal, cometido por mineradoras do Rio Grande do Norte.

"Essas mineradoras se valiam de pequenas empresas para burlar a legislação ambiental se valendo de áreas sem autorização para extração de minério, assim como a contabilização irregular dessas compras e vendas com forte indício de sonegação fiscal", disse.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A operação denominada Cordyceps teve início após uma investigação revelar indícios de extração de minérios sem autorização legal e da aquisição da extração irregular de pequenos produtores locais, que são então beneficiados e comercializados com empresas nacionais e do exterior.

Com os mandados de busca e apreensão, as equipes buscam comprovar indícios de contabilização irregular de despesas operacionais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro por parte dos investigados. As empresas que são alvo dos mandados não foram divulgadas.

A Seção Especial de Pesquisa e Investigação de Natal, a equipe de Fiscalização com Fraudes Estruturadas e a Divisão de Vigilância e Repressão participam do cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

Operação Cordyceps

O nome da operação, Cordyceps, refere-se a um fungo que se apodera do controle de alguns insetos e os faz agirem em seu interesse. Do mesmo modo, os investigados se utilizam de pequenos produtores locais para explorar irregularmente minérios, que são então beneficiados e comercializados pelas empresas.

Foto: Divulgação/Receita Federal
Foto: Divulgação/Receita Federal

Fonte: ge PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Qua 35°C 21°C
Qui 34°C 20°C
Sex 32°C 18°C
Sáb 32°C 21°C
Dom 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras