Domingo, 09 de Novembro de 2025
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Regional Regional

Mais de 55 mil animais bovinos precisam ser vacinados contra a febre aftosa na região de Patos

20/05/2023 às 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonline.com
Compartilhe:

Um levantamento do Patosonline.com, com base nas informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), aponta que 55.332 animais bovinos ou bubalinos precisam ser vacinados contra a febre aftosa até o próximo dia 31 de maio.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O município de São José de Espinharas tem aproximadamente 15.240 animais aptos a receberem a vacina e possui o maior rebanho da região, seguido de Patos com pelo manos 13.266 animais, e o segundo maior rebanho da região.

Areia de Baraúnas tem 1.014 cabeças de gado a serem vacinadas, Cacimba de Areia 3.834; Catingueira 5.768; Mãe D'água 1.824; Passagem 1.268; Quixaba 1.403; Salgadinho 1.237; Santa Teresinha 6.458 e São José do Bonfim 4.020 animais.

Segundo informações obtidas junto ao escritório regional da Defesa Agropecuária com sede em Patos, o comparecimento dos criadores da região tem sido pequeno até o momento, o que levanta a expectativa para o aumento da demanda de informações sobre animais vacinados nos últimos dias da campanha por parte dos proprietários e das prefeituras que costumam disponibilizar o imunizante para os criadores e informar os quantitativos ao estado de forma coletiva.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A Defesa Agropecuária vem orientando os criadores que não estão com o cadastro atualizado a comparecerem a um escritório da Defesa Agropecuária para fazer a regularização do mesmo antes da compra da vacina nas casas veterinárias cadastradas na Gerência Executiva de Defesa Agropecuária da Sedap.

Cada animal recebe doses de 2 ml do imunizante e posteriormente o criador faz a declaração nos escritórios da Defesa ou de forma virtual pelo site www.sedap.pb.gov.br ou pelo e-mail [email protected]. Após o prazo, os criadores terão 10 dias para comprovar a vacinação, a fim de evitar sanções e multas e poder transitar livremente dentro do estado com o rebanho.

Com a vacinação em dia, o criador ficará com o rebanho protegido e terá garantida a emissão da Guia de Trânsito Animal-GTA, que que possa haver a comercialização. A meta do Governo da Paraíba é conseguir o status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Por Genival Junior - Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 04h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 35°C 21°C
Sex 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras