Sábado, 02 de Agosto de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
Banner Dr Luiz Severo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Regional Regional

Mais de 55 mil animais bovinos precisam ser vacinados contra a febre aftosa na região de Patos

20/05/2023 às 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonline.com
Compartilhe:

Um levantamento do Patosonline.com, com base nas informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), aponta que 55.332 animais bovinos ou bubalinos precisam ser vacinados contra a febre aftosa até o próximo dia 31 de maio.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O município de São José de Espinharas tem aproximadamente 15.240 animais aptos a receberem a vacina e possui o maior rebanho da região, seguido de Patos com pelo manos 13.266 animais, e o segundo maior rebanho da região.

Areia de Baraúnas tem 1.014 cabeças de gado a serem vacinadas, Cacimba de Areia 3.834; Catingueira 5.768; Mãe D'água 1.824; Passagem 1.268; Quixaba 1.403; Salgadinho 1.237; Santa Teresinha 6.458 e São José do Bonfim 4.020 animais.

Segundo informações obtidas junto ao escritório regional da Defesa Agropecuária com sede em Patos, o comparecimento dos criadores da região tem sido pequeno até o momento, o que levanta a expectativa para o aumento da demanda de informações sobre animais vacinados nos últimos dias da campanha por parte dos proprietários e das prefeituras que costumam disponibilizar o imunizante para os criadores e informar os quantitativos ao estado de forma coletiva.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A Defesa Agropecuária vem orientando os criadores que não estão com o cadastro atualizado a comparecerem a um escritório da Defesa Agropecuária para fazer a regularização do mesmo antes da compra da vacina nas casas veterinárias cadastradas na Gerência Executiva de Defesa Agropecuária da Sedap.

Cada animal recebe doses de 2 ml do imunizante e posteriormente o criador faz a declaração nos escritórios da Defesa ou de forma virtual pelo site www.sedap.pb.gov.br ou pelo e-mail [email protected]. Após o prazo, os criadores terão 10 dias para comprovar a vacinação, a fim de evitar sanções e multas e poder transitar livremente dentro do estado com o rebanho.

Com a vacinação em dia, o criador ficará com o rebanho protegido e terá garantida a emissão da Guia de Trânsito Animal-GTA, que que possa haver a comercialização. A meta do Governo da Paraíba é conseguir o status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

Por Genival Junior - Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

Dom 30°C 22°C
Seg 30°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Qua 34°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras