Nacional de Patos x Sousa. Esse é um dos confrontos que agitarão o Grupo 3 da Série D do Brasileiro neste fim de semana. O clima entre os Alviverdes é de rivalidade, mas nesse duelo o Dinossauro é rei. Pelo menos nas últimas vezes em que os times se enfrentaram. A última vitória do Canário do Sertão sobre o Dino aconteceu em 2009. Ou seja, 14 anos de tabu.
O jogo válido pela primeira fase do Campeonato Paraibano de 2009, mais precisamente em 21 de janeiro daquele ano, foi o último que o Canário do Sertão venceu o Dinossauro. Depois disso vieram outros 13 Clássicos Sertanejos entre as duas equipes, e o Sousa dominou. Foram 11 vitórias do Sousa e apenas dois empates. Números mais que relevantes quando se fala em Nacional de Patos x Sousa.
Vale ressaltar alguns pontos para essa conta. São números com o time profissional. Na Copa Paraíba de 2010, o Nacional venceu por 3 a 2, mas, apesar de a competição dar vaga na Copa do Brasil, os times eram Sub-21. Mesmo assim, a diferença cairia apenas em um ano e um confronto, ainda configurando uma grande hegemonia do time da Cidade Sorriso.
Outro ponto que vale lembrar é que nesse meio tempo o Nacional de Patos ficou sem disputar a 1ª divisão do Campeonato Paraibano por quatro anos, pois desistiu da disputa em 2014, a partir de 2015 passou a tentar retornar, jogando a 2ª divisão, mas o acesso só veio em 2017. Além do quê as equipes não se enfrentaram nos Paraibanos de 2018 a 2020, pois estavam em chaves diferentes.
O último confronto aconteceu pelo estadual deste ano, no José Cavalcanti, e o Sousa venceu por 1 a 0, com um gol de Luiz Henrique. Inclusive, dentro do José Cavalcanti, o Dinossauro também se sente bem à vontade. Dos últimos 13 jogos, seis foram no JC, sendo quatro vitórias do Dino e dois empates.
Resta saber se no próximo domingo o tabu será mantido, ou se o Nacional de Patos conseguirá colocar um ponto final nessa invencibilidade do Sousa, que se arrasta por mais de uma década.
Por Izabel Rodrigues - Jornal da Paraíba
Mín. 22° Máx. 37°