
No dia 16 de maio de 2023, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA João Bosco de Araújo – UPA do Jatobá) completou um ano de funcionamento. Durante esse período, a UPA registrou mais de 46 mil atendimentos, realizou mais de 13 mil exames laboratoriais e atendeu mais de 10 mil crianças em situações de urgência e emergência.
Em entrevista ao programa Hora 102 na Rádio Itatiunga 102,9 FM, o diretor da UPA do Jatobá, Anderson Sóstenes, enfatizou a importância deste serviço para toda a cidade de Patos e, principalmente, para os bairros da Zona Sul. Ele ressaltou que a UPA atende casos de urgência e emergência, incluindo pacientes com grau elevado de dificuldade no atendimento.
Anderson explicou que a UPA trabalha com base no protocolo de Manchester, que classifica a gravidade de cada paciente de acordo com os sinais vitais. A tabela possui cores diferentes que indicam a urgência de cada atendimento. “A UPA foi feita para os pacientes que estão com demandas de urgência e emergência, ou seja, aqueles pacientes com risco de morte”, destaca.
Além disso, o diretor lembrou que Patos possui 41 unidades básicas de saúde funcionando em horário diurno e 4 unidades que ampliam o atendimento no período noturno das 18h às 22h. Essa facilitação é justamente para oportunizar que a população tenha amparo nos casos leves e deixem as UPAs para os pacientes com casos mais graves.
A cidade de Patos também dispõe da UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA do Campo da Liga), que também realiza a mesma assistência aos pacientes em casos de urgência e emergência.
Coordecom
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL Mín. 22° Máx. 36°