O Fortaleza perdeu os 100% de aproveitamento na CONMEBOL Sul-Americana, mas segue tranquilo em busca da vaga direta às oitavas no grupo H. Nesta terça-feira (6), na Venezuela, o Leão do Pici foi derrotado por 1 a 0 pelo Estudiantes de Mérida, em compromisso que teve transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, porém, pode se classificar mesmo sem entrar em campo.
O clube cearense vinha de quatro vitórias seguidas na fase de grupos, que foi interrompida pelos venezuelanos, que não tinham um triunfo sequer ou ponto somado até o momento na competição continental.
Ainda assim, o Fortaleza tem vantagem de cinco pontos para o Palestino-CHI, que é o segundo colocado. Vale lembrar que, na Sul-Americana, apenas o primeiro colocado vai direto às oitavas de final, enquanto o segundo disputa um playoff com os terceiros colocados da CONMEBOL Libertadores.
O Leão do Pici até teve chances de marcar na Venezuela, mas desperdiçou a sua principal oportunidade logo nos primeiros minutos de bola rolando. Após checar o monitor do VAR, o árbitro marcou toque de mão na bola dentro da área de jogador do Estudiantes e assinalou pênalti a favor dos brasileiros.
Silvio Romero assumiu a responsabilidade da cobrança e optou por bater de cavadinha, no meio do gol. O goleiro Beycker Velásquez fez a defesa, e o Fortaleza desperdiçou a chance de começar com vantagem no placar logo nos primeiros minutos.
Como diz o ditado: quem não faz, leva. E aos 17 minutos do segundo tempo, Marcel Guaramato partiu em contra-ataque e deixou Ervin Zorrilla na cara do gol. O atacante então tocou na saída de João Ricardo e assinalou o gol da vitória.
Com a derrota, o Fortaleza segue na liderança do grupo H com 12 pontos, ainda cinco na frente do Palestino-CHI, que é o segundo colocado.
Já o Estudiantes de Mérida, somou os primeiros três pontos no grupo, mas segue na lanterna e já eliminado.
Apesar do resultado, o Fortaleza ainda tem chances de se garantir antecipadamente nas oitavas: caso o Palestino não vença o San Lorenzo na Argentina, na próxima quinta-feira (8).
Em caso de vitória chilena nesse jogo, o time cearense vai ao Chile na rodada final precisando de um empate para ficar com a vaga direta ao mata-mata no grupo H.
Fonte: ESPN
Mín. 22° Máx. 37°