Já é tradição em Patos a abertura do melhor São João do Brasil ser realizada com o tradicional Passeio de Carroças promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, o evento chega a sua 17ª edição e acontecerá na próxima sexta-feira (16).
A concentração ocorrerá a partir das 16 horas em frente ao prédio Marlene Cézar, onde funciona o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), próximo a antiga Campal, na Rua do Prado, centro de Patos. Seguindo o costume, as escolas, creches e serviços prestados pela Secretaria de Educação do município ornamentam carroças que desfilam pelo centro em um percurso de 1,2 km até o Terreirinho do Forró que está montado ao lado da Praça Getúlio Vargas.
Neste ano, o tema do Passeio de Carroças é “Saberes e fazeres das danças do Norte e Nordeste no São João da gente”, dentro da perspectiva de contribuir com o resgate da cultura popular de nossa região, especialmente, as manifestações do nosso folclore, incluindo as festas juninas. A equipe organizadora do Passeio selecionou 40 danças características das regiões, entre elas, o xaxado, ciranda, baião, maracatu, maculelê, reisado, samba matuto, carimbó, frevo e, claro, a quadrilha junina além do forró.
Além disso, as escolas e creches foram divididas em cinco grupos. O sexto grupo contará com as carroças de escolas estaduais e privadas convidadas, instituições convidadas e outras secretarias municipais. Confira os grupos ao final desta matéria! Ao final do desfile, cada grupo terá uma carroça vencedora que receberá uma premiação. Um grupo de jurados fará a escolha seguindo os seguintes critérios: fidelização ao tema; animação na carroça; caracterização; e organização no que diz respeito a pontualidade e a devida identificação da carroça.
A secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro, ressaltou a importância do Passeio de Carroças para o calendário junino de Patos. “É uma forma de manter viva a nossa essência e a nossa tradição. São quase duas décadas de envolvimento da educação e da cultura como forma de levar nossos alunos a aprenderem, na prática, um pouco mais sobre as nossas festas juninas que vão além das festas musicais, sendo um pouco de cultura, tradições, costumes, gestos e ações”, afirmou.
Confira os grupos, abaixo:
GRUPO I
GRUPO II: ÁREA BELO HORIZONTE
GRUPO III: ÁREA SÃO SEBASTIÃO
GRUPO IV: ÁREA FREI DAMIÃO
GRUPO V: ÁREA JATOBÁ
GRUPO VI:
OUTRAS SECRETARIAS
Ouça abaixo a fala da secretária Adriana Carneiro:
Coordecom
Mín. 23° Máx. 36°