A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) definiu nesta terça-feira (13) o formato de disputa da 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2023. Em Conselho Técnico realizado na sede da FPF-PB, os 10 clubes concordaram com uma primeira fase no sistema de todos contra todos, em turno único. O início da competição está previsto para 2 de setembro.
A Segundona, neste ano, será novamente na categoria Sub-23, mas cada time continuará tendo o direito de utilizar até cinco jogadores com idade acima dos 23 anos.
Na primeira fase, os 10 clubes participantes — Atlético-PB, Confiança-PB, Desportiva Guarabira, Esporte de Patos, Perilima, Picuiense, Pombal, Sabugy, Spartax e Sport-PB — se enfrentarão nos sistema de todos contra todos, em turno único, totalizando nove rodadas nesse primeiro momento da competição.
Os dois primeiros colocados ao fim dessa primeira fase avançarão diretamente para as semifinais, enquanto que o 3º, o 4º, o 5º e o 6º colocados se enfrentarão em um cruzamento olímpico (3º x 6º e 4º x 5º), em jogo único, para definir os outros dois semifinalistas. O 7º e o 8º colocados estarão eliminados, enquanto que o 9º e o 10º, além de eliminados, também estarão rebaixados para a 3ª divisão de 2024.
As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, enquanto que a grande decisão acontecerá em apenas uma partida.
O Conselho Técnico foi comandado pela presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho, pelo diretor de competições da entidade, Gustavo Trindade, pelo diretor de registro, Gerson Júnior, e pelo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB), Arthur Alves. Dos 10 clubes participantes, apenas a Perilima não enviou representante, mas encaminhou ofício para justificar a ausência.
Fonte: ge PB
Mín. 22° Máx. 37°