A representante do Conselho municipal da Pessoa Idosa de Patos, Maria Joseni (Josa), considerou como "preocupante", os dados relativos a violência contra os idosos em Patos durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 15, na Câmara Municipal de Patos, ocasião em que falou das ações relativas ao Junho Violeta, que trabalha a sensibilização, prevenção e combate da violência contra a pessoa idosa.
Segundo Maria Joseni, o conselho pediu espaço na tribuna da Câmara Municipal de Patos para retratar os diversos tipos de violência praticados contra a pessoa idosa, que ocorrem no seio familiar com problemas relacionados ao idadismo e etarismo, com atos discriminatórios contra os idosos.
“Essa violência ela acontece no seio familiar e de forma institucional. É a violência familiar, de forma institucional por meio da violência doméstica, violência familiar, patrimonial, física, e por meio do idadismo e o etarismo, no meio das instituições com discrinação e preconceito contra as pessoas no mercado de trabalho”, disse Maria Joseni.
Ela acrescentou que as maiores vítimas de violência, segundo dados levantados junto ao Centro de Referência em Assistência Social-CRAS e do Centro de Referência especializado em Assistência Social-CREAS, na cidade de Patos, são as mulheres idosas e pessoas na faixa etária entre 80 e 89 anos.
Ele finalizou dizendo da importância de se combater as violências psicológica e patrimonial, que são praticadas contra os idosos por meio de palavras de baixo calão e da utilização indevida de cartões beneficiários para empréstimos por parte dos familiares dos anciãos, gerando o endividamento dos idosos.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Caged Patos apresenta saldo positivo de 156 empregos formais no mês de fevereiro
Alerta Serviços Funcionários de terceirizada do Governo do Estado relatam suspensão repentina de atividades
Sem feridos Desabamento de lajes é registrado em prédio residencial em frente à UFCG, em Patos
Falta de água Falta de energia suspende abastecimento de água em Patos e diversos municípios da região, comunica Cagepa
Chuva Moradora registra correnteza de água e relata transtornos em trecho não pavimentado, próximo à UPA do Jatobá; veja o vídeo
Nota de falecimento Familiares comunicam o falecimento da senhora Maria do Carmo Medeiros dos Santos, em São José do Bonfim
ADVOCACIA OAB Patos realiza solenidade e marca encerramento do mês da mulher com protagonismo feminino
Reclamação Moradores relatam falta de água no Conjunto Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que abastecimento foi retomado
Fios soltos Procon realiza segunda fase da Operação “Cidade sem emaranhados” que se concentra na zona sul da cidade Mín. 22° Máx. 32°