Pelo menos duas prefeituras, o Governo do Estado, uma universidade e um conselho de classe devem abrir vagas em concursos públicos previstos para 2020 na Paraíba. No levantamento preliminar feito pelo G1, pelo menos 2.535 vagas devem ser abertas na Secretaria de Estado da Saúde, na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), na Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, em secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa, na Prefeitura de Cabedelo, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no Conselho Regional de Serviço Social da 13ª Região (CRESS/PB).
Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa deve abrir vagas em 2020 — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Com o fim dos contratos com as Organizações Sociais que gerenciam hospitais na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde pretende fazer um processo seletivo em 2020. A gestão dos hospitais vai ser feita a partir da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, pelo programa PB Saúde. Um projeto de lei complementar foi enviado à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para a implantação do programa. Segundo a secretaria, a seleção deve ser feita para a fundação, mas só após a ALPB aprovar o projeto. Não há previsão de vagas.
Sede da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
O Governo da Paraíba informou que está em fase de elaboração de edital de convocação da organizadora do concurso para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O concurso está entre as promessas de governo de João Azevêdo (sem partido). Ainda não há informações do número de vagas previstas.
O governador prometeu, em entrevista ao G1, enquanto ainda era candidato, realizar um concurso por ano para professor do estado, com mil vagas cada. Em 2019 houve um concurso para professor com mil vagas e, segundo a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Seect), há a previsão do segundo concurso, também com mil vagas, em 2020.
Centro Administrativo de João Pessoa — Foto: Cornélio Felipe/Secom-JP
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) anunciou que vai fazer concursos públicos para várias secretarias e órgãos do governo municipal da capital, totalizando 1.159 vagas.
Estão previstas quatro vagas para o gabinete do prefeito, cinco vagas para a Secretaria de Planejamento, 43 vagas para a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), oito vagas para a Secretaria de Finanças, 315 vagas para o Trauminha de Mangabeira, 84 vagas para o Instituto Cândida Vargas e 700 vagas para a Secretaria de Educação.
Apesar do anúncio ter sido feito em 29 de novembro, Luciano Cartaxo não detalhou quando os editais vão ser publicados.
Prefeitura Municipal de Cabedelo, PB — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
A Prefeitura de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, anunciou que vai fazer um concurso público para o preenchimento de 276 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
A banca organizadora, Educa Assessoria Educacional LTDA, foi escolhida e anunciada em 5 de dezembro. O edital com os detalhes do concurso deve ser divulgado ainda em janeiro, segundo informou a Secretaria de Comunicação da prefeitura.
A Coordenadoria de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informou em 19 de dezembro de 2019 que há uma previsão de concurso para professor da universidade, com cerca de 100 vagas. A comissão organizadora do concurso ainda está sendo elaborada, mas a expectativa da instituição é de que o edital seja lançado ainda no primeiro semestre de 2020.
O Conselho Regional de Serviço Social da 13ª Região (CRESS/PB) anunciou que vai fazer um concurso público em 2020. O Instituto Quadrix é o organizador do certame, que prevê vagas em Campina Grande e João Pessoa. Ainda não há número de vagas definido nem informações sobre a data de publicação do edital.
Concursos e seleção em andamento
Além dos novos editais que devem ser lançados em 2020, também há concursos e seleção com editais publicados e inscrições abertas na Paraíba. As inscrições em boa parte destes certames encerram em 7 de janeiro. Confira detalhes abaixo:
G1/PB
Mín. 22° Máx. 33°