
Na noite deste sábado, dia 24 de junho, a redação do Patosonline.com recebeu do advogado Corsino Neto, uma reclamação acerca da soltura de fogos barulhentos durante a abertura da Festa de São Pedro, no bairro Jatobá, o que iria de encontro à Lei Municipal que proíbe a soltura destes.
Veja abaixo o texto e o vídeo enviado pelo advogado:
A Paróquia de SÃO PEDRO, no bairro do Jatobá, promoveu na noite de hoje, um verdadeiro show de horrores com a queima de fogos barulhentos, o que infringe a lei municipal, desafia a recomendação do Ministério Público e desobedece a palavra do Bispo Dom Eraldo.
O Bispo de Patos fez um compromisso público de suspender a queima de fogos barulhentos nas festividades da Diocese, mas, aparentemente, há pessoas da igreja que se sentem no direito de desrespeitar a voz do pastor.
Eu tenho plena certeza que São Pedro não fica feliz com o sofrimento alheio (de autistas, idosos e animais) e espero que a Secretaria de Meio Ambiente adote providências para responsabilizar administrativamente quem promoveu esse ato que beira ao sadomasoquismo e vai de encontro ao Evangelho, pois a orientação do Mestre Jesus é amar como ele amou.
Sobre o assunto, nossa equipe também conversou o padre Maciel, da Paróquia de São Pedro, e o mesmo informou que os fogos não foram de responsabilidade da Paróquia, mas sim de um devoto.
De acordo com o padre, durante a abertura foi solto apenas uma caixa de fogos não barulhentos por parte da Paróquia, seguindo o que diz a Lei Municipal.
"Nossa carreata foi muito tranquila, não soltamos fogos durante a carreta, agora quando o Santo vai passando tem os devotos e ninguém consegue segurar, é uma coisa que não temos controle, a gente orienta e tudo mais, inclusive, nós temos pessoas aqui na Paróquia que tem filhos autistas e a gente orienta. A Paróquia de São Pedro, na minha responsabilidade, nós soltamos uma única e exclusiva caixa de fogos de lágrimas que foi doação de um devoto, que até onde sei são permitidos, o São João tinha fogos de lágrimas todas as noites. Então, estamos dentro da lei", disse Padre Maciel
Confira abaixo a nota emitida pela Comissão Organizadora da Festa de São Pedro:
A Paróquia de São Pedro, com sede no Bairro Jatobá, em conformidade com a Lei Municipal Nº 5.102/2019, que dispões sobre a POLÍTICA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, bem como com o acordo firmado pela Diocese de Patos e Ministério Público Estadual, vem por meio desta nota informar que a referida Paróquia não tem qualquer ligação com a soltura de fogos de estampidos durante a Abertura da Festa do Padroeiro 2023. Outrossim, destaca-se que a Festa de São Pedro, realizada desde a década de 40, acontece exatamente no período junino, o que abre margem para soltura de fogos por pessoas que não são ligadas a organização da Festa de São Pedro. O referido vídeo foi gravado fora do contexto da Festa, distorcendo as informações como de fato ocorreram. Por fim, assumimos o compromisso com as Crianças com diagnóstico de TEA, bem como com os animais, realizando pedidos formais durante a festa para a não soltura de fogos de estampidos.
Comissão da Festa de São Pedro.
Por Patosonline.com
Falta de água Morador da Rua Elpídio Portela reclama de falta de água há quase um mês no bairro Jatobá, em Patos
Preocupação Secretário Willami Lucena diz que proprietários estão soltando animais nos fins de semana, em Patos, e orienta a população a denunciar esse tipo de prática
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população Mín. 23° Máx. 37°