Terça, 29 de Abril de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Joyce
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
UNIFIP
Política Politica

TCE-PB identifica 38 prefeituras com dados desatualizados no sistema Sagres com pessoal e gastos com shows

Entre as informações que estariam sendo sonegadas pelas prefeituras estão dados relacionados à contratação de servidores, como a quantidade de funcionários e os valores dos salários pagos

30/06/2023 às 00h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou uma preocupante constatação: 38 prefeituras estão com dados desatualizados junto ao sistema Sagres, que é responsável pelo acompanhamento das informações financeiras e administrativas dos órgãos públicos. Essa negligência compromete a transparência na utilização dos recursos públicos, de acordo com o presidente do TCE, Nominando Diniz.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A falta de atualização dos dados preocupa as autoridades, pois o sistema Sagres é uma ferramenta essencial para o controle e fiscalização dos recursos públicos. Com a ausência de informações, torna-se mais difícil monitorar e garantir a correta utilização dos recursos pelos municípios.

Nominando Diniz destacou a gravidade da situação, afirmando que as 38 prefeituras serão notificadas e as medidas necessárias serão tomadas pelos relatores do Tribunal. Afinal, é fundamental que o Sagres seja efetivo como instrumento de fiscalização e controle das gestões municipais.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Entre as informações que estariam sendo sonegadas pelas prefeituras estão dados relacionados à contratação de servidores, como a quantidade de funcionários e os valores dos salários pagos. Além disso, durante os festejos juninos, constatou-se a falta de divulgação das quantias pagas a artistas para a realização de shows, muitas vezes realizados por meio de dispensa de licitação e com valores elevados.

A ausência dessas informações essenciais dificulta a transparência e o monitoramento por parte da sociedade e dos órgãos de controle, comprometendo a lisura na aplicação dos recursos públicos. É fundamental que as prefeituras cumpram sua obrigação de fornecer os dados atualizados, garantindo a transparência e a correta utilização dos recursos em benefício da população.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

O TCE reforça seu compromisso com a fiscalização e ressalta a importância da prestação de contas transparente por parte dos gestores municipais. O controle rigoroso e a correta utilização dos recursos públicos são fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.

A matéria tem como base as declarações do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz, e a identificação de 38 prefeituras com dados desatualizados no sistema Sagres. Ressalta-se a importância da transparência na gestão pública e a necessidade de medidas corretivas para garantir a eficácia do sistema de fiscalização.

Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qua 37°C 21°C
Qui 36°C 19°C
Sex 36°C 19°C
Sáb 36°C 19°C
Dom 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras