Sexta, 29 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Rhaissa
Locais Locais

Patos-PB inicia terceiro LIRAa para identificar índice de infestação pelo Aedes e traçar ações de controle e combate

03/07/2023 às 13h01
Por: PATOS ONLINE Fonte: Coordecom – Prefeitura de Patos
Compartilhe:
Patos-PB inicia terceiro LIRAa para identificar índice de infestação pelo Aedes e traçar ações de controle e combate

A Prefeitura de Patos-PB, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental, iniciou nesta segunda-feira (3) o terceiro Levantamento de Índice Para Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023. O objetivo é identificar os locais com maior presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e traçar ações de controle e prevenção.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que orienta os municípios a realizarem uma amostragem dos imóveis para verificar a situação do Aedes em cada bairro. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Municipal, José Júnior de Medeiros, Patos possui 60.298 imóveis, que são divididos em seis extratos a serem trabalhados pelos agentes de combate às endemias.

"Com isso a gente faz uma amostragem geral da incidência do mosquito Aedes Aegypti dentro do município", explicou. Ele ressaltou que o LIRAa é uma carta norteadora que aponta a incidência de infestação pelo Aedes nos bairros da cidade, para que seja montada a estratégia de controle e combate.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

O último LIRAa realizado em Patos apontou um índice de 4.3, classificando a cidade como de alto risco de epidemia pelo Aedes. Já neste terceiro estudo que começou hoje, o coordenador De Medeiros contou que existe a probabilidade de redução deste índice, tendo em vista que o período sazonal de chuvas intensas já passou.

De Medeiros alertou que mesmo havendo o trabalho de controle e combate dos agentes de combate às endemias, é importante e necessário que as pessoas adotem os cuidados preventivos dentro de suas próprias residências.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

"É preciso eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como pneus, garrafas, latas, caixas d'água, vasos de plantas, entre outros objetos que possam acumular água parada. Também é recomendado usar repelente e procurar atendimento médico em caso de sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes", orientou.

A Prefeitura de Patos-PB reforça o compromisso com a saúde pública e pede a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito da dengue, zika e chikungunya.

Coordecom – Prefeitura de Patos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 34°C 25°C
Qua 36°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras