
A Prefeitura de Patos-PB, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental, iniciou nesta segunda-feira (3) o terceiro Levantamento de Índice Para Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023. O objetivo é identificar os locais com maior presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e traçar ações de controle e prevenção.
O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que orienta os municípios a realizarem uma amostragem dos imóveis para verificar a situação do Aedes em cada bairro. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Municipal, José Júnior de Medeiros, Patos possui 60.298 imóveis, que são divididos em seis extratos a serem trabalhados pelos agentes de combate às endemias.
"Com isso a gente faz uma amostragem geral da incidência do mosquito Aedes Aegypti dentro do município", explicou. Ele ressaltou que o LIRAa é uma carta norteadora que aponta a incidência de infestação pelo Aedes nos bairros da cidade, para que seja montada a estratégia de controle e combate.
O último LIRAa realizado em Patos apontou um índice de 4.3, classificando a cidade como de alto risco de epidemia pelo Aedes. Já neste terceiro estudo que começou hoje, o coordenador De Medeiros contou que existe a probabilidade de redução deste índice, tendo em vista que o período sazonal de chuvas intensas já passou.
De Medeiros alertou que mesmo havendo o trabalho de controle e combate dos agentes de combate às endemias, é importante e necessário que as pessoas adotem os cuidados preventivos dentro de suas próprias residências.
"É preciso eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como pneus, garrafas, latas, caixas d'água, vasos de plantas, entre outros objetos que possam acumular água parada. Também é recomendado usar repelente e procurar atendimento médico em caso de sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes", orientou.
A Prefeitura de Patos-PB reforça o compromisso com a saúde pública e pede a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito da dengue, zika e chikungunya.
Coordecom – Prefeitura de Patos
Falta de água Morador da Rua Elpídio Portela reclama de falta de água há quase um mês no bairro Jatobá, em Patos
Preocupação Secretário Willami Lucena diz que proprietários estão soltando animais nos fins de semana, em Patos, e orienta a população a denunciar esse tipo de prática
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população Mín. 23° Máx. 36°