
Prefeituras Municipais de São José de Espinharas, Quixaba, Matureia, Cacimba de Areia, Passagem, Cacimbas, Água Branca e Mãe d’Água, em reunião conjunta realizada na manhã desta segunda-feira, 03 de julho de 2023, tomaram uma importante decisão em relação aos eventos festivos tradicionais do período junino. Por orientação das assessorias jurídicas e de acordo com as normativas em vigor, os gestores municipais optaram por cancelar as festividades em decorrência da situação de emergência decretada nos municípios devido à estiagem.
A medida adotada baseia-se no § 1º do art. 2º da Resolução Normativa RN – TC – 03/2009, do Decreto Estadual nº 43.713 de 22 de maio de 2023 e da Portaria nº 1.905, de 13 de junho de 2023, emitida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que reconhece a situação de emergência nessas localidades. Conforme o COBRADE (Classificação Brasileira de Desastres), a situação é categorizada como 1.4.1.1.0.
Os gestores ressaltaram que a decisão foi respaldada pelo Procurador Geral do MP de Contas, Bradson Camelo, que alertou sobre a impossibilidade de realizar festividades nos municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública.
A estiagem tem impactado severamente essas regiões, causando prejuízos significativos à população e à economia local. Com a decisão de cancelar os eventos festivos tradicionais, as prefeituras buscam direcionar os recursos disponíveis para ações de enfrentamento aos efeitos da estiagem, priorizando o atendimento às necessidades emergenciais da população afetada.
As prefeituras estão empenhadas em buscar soluções para minimizar os impactos da estiagem e atender às demandas da população afetada, priorizando ações de apoio e assistência aos mais necessitados.
Patosonline.com
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL Mín. 22° Máx. 36°