
A Caravana da Rede Cuidar chegou em Patos neste domingo (09) para mais um dia de atendimentos. A ação itinerante, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde, começou nesta segunda-feira (10) para oferecer consultas especializadas em ortopedia pediátrica, nutrição, odontologia e cardiopediatria.
A ação garante exames e capacitações para implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e sedação na odontologia.
Na manhã desta segunda-feira (10), o Centro de Especialidades Odontológicas de Patos (CEO) recebeu a visita de uma equipe da UFPB que ofereceu uma capacitação voltada para a técnica de sedação com óxido nitroso. Isso permite que as crianças sejam submetidas a qualquer tratamento dentário, mesmo aquelas com dificuldade de controle comportamental.
Wilton Padilha, cirurgião dentista e professor da UFPB, que liderou a equipe durante a capacitação com os profissionais do CEO, explicou como funciona essa colaboração com a Caravana da Rede Cuidar.
“Estamos trazendo uma demonstração do uso de uma técnica de sedação utilizando o óxido nitroso para proporcionar atendimento às crianças com dificuldade no controle comportamental. Esse é um tipo de recurso que pode ser utilizado por dentistas no nível da especialização, que é o Centro de Especialidades Odontológicas. Acreditamos que isso vai ampliar o acesso dessas crianças ao cuidado em saúde bucal”, comentou Wilton Padilha.
Trata-se de uma inovação no cuidado que a Rede Cuidar está trazendo e demonstrando como funciona a implementação e também capacitando as equipes para o uso correto do equipamento.
A diretora do Centro de Especialidades Odontológicas de Patos (CEO), Elba Medeiros, disse que é uma satisfação receber a Rede Cuidar pela primeira vez no serviço, ainda mais quando se trata de um treinamento na perspectiva de melhorar e ampliar o acesso aos atendimentos voltados para as crianças com dificuldade de controle comportamental.
Elba ressalta que esse atendimento específico era realizado em hospitais e frisou que é provável que a gestão municipal adquira o equipamento para proporcionar a sedação para essas crianças.
Coordecom – Prefeitura de Patos
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
Falta de água Morador da Rua Elpídio Portela reclama de falta de água há quase um mês no bairro Jatobá, em Patos
Preocupação Secretário Willami Lucena diz que proprietários estão soltando animais nos fins de semana, em Patos, e orienta a população a denunciar esse tipo de prática
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população Mín. 23° Máx. 36°