Terça, 26 de Novembro de 2024
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Rhaissa
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Topazio Tintas
Política Politica

TRE-PB cassa chapa do PROS em São Bento por fraude a cota de gênero para cargo de vereador nas Eleições 2020

A vereadora Joyciene Lúcio e os suplentes do partido tiveram registros e diplomas cassados, em julgamento realizado na sessão desta quinta-feira (13), na Corte Eleitoral.

14/07/2023 às 00h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: ClickPB
Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou a chapa do PROS em São Bento, no Sertão paraibano, por fraude a cota de gênero nas Eleições 2020. A vereadora Joyciene Lúcio e os suplentes do partido tiveram registros e diplomas cassados, em julgamento realizado na sessão desta quinta-feira (13), na Corte Eleitoral.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O plenário do TRE-PB acatou recurso apresentado contra o PROS, após o partido vencer o processo na primeira instância. O relator, juiz-membro Bianor Arruda Bezerra Neto, votou pela cassação da chapa reconhecendo o abuso de poder com a fraude à cota de gênero, que é a exigência de porcentagem mínima de candidaturas femininas.

Na prática, ficou comprovado, segundo o Tribunal, que houve candidaturas fictícias forjadas por Rosa Maria Diniz Alves Dutra, Mailane da Costa Almeida, Suzicarla dos Santos Medeiros e Carmenleide dos Santos Monteiro para enganar a Justiça Eleitoral sobre o cumprimento do número mínimo de candidatas na chapa do PROS.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Foram anulados os votos do PROS de São Bento e deve haver retotalização dos quocientes eleitorais e partidário.

Na decisão, conforme apurou o ClickPB, TRE-PB também tornou inelegíveis Rosa Maria, Mailane da Costa, Suzicarla Medeiros e Carmenleide Monteiro, além do suplente John Lúcio da Silva.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Um dos advogados argumentou que há provas de que as candidatas acusadas de fraude fizeram campanha, sim, com várias evidências apresentadas no processo, como, por exemplo, eleitores sendo abordados com pedidos de votos pelas candidatas. O Ministério Público Eleitoral (MPE) e o relator do caso contestaram as versões dos advogados.

Fonte: ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 24°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras