
Desde a última quarta-feira (12) que gestores, secretários, professores e estudantes estão debatendo sobre arborização e qualidade de vida durante o II Fórum Paraibano de Arborização. Dezesseis municípios paraibanos estavam sendo representados, somando-se a representação de cinco estados brasileiros o que para o vice-prefeito, Jacob Souto, é sinal que as pessoas estão engajadas em melhorar o meio ambiente e as trocas de experiências durante os três dias de evento serão bem aproveitadas e aplicadas em diversos municípios.
O último dia do evento contou com palestras sobre ‘Árvores como telas nas cidades’, proferida por José Martins; ‘Tecnologias aplicadas para o manejo arbóreo urbano’, por Pedro Maia; ‘Arborização Urbana e pagamentos por serviços ambientais’, por Ana Lícia e para fechar a programação das palestras Jacob Souto apresentou as Ações desenvolvidas pela Semads na melhoria da qualidade ambiental em Patos.
Em sua palestra, Jacob apresentou o trabalho realizado não só na zona urbana como também na zona rural, além de mostrar algumas dificuldades que a gestão enfrenta para proporcionar a melhoria da qualidade ambiental, como a quebra das mudas por populares e a obstrução irregular das calçadas.
Para a secretária da Semads, Manoella Rodrigues, o Fórum conseguiu atingir o seu objetivo, com o auditório lotado os três dias de evento e excelentes palestras, onde foi possível, a partir das experiências de outros estados e cidades, ter a certeza de que Patos está no caminho certo.
Manoella ressaltou que mais de cinco mil espécies nativas já foram plantadas em todo o entorno da cidade e que devido a todo o empenho da gestão que o prefeito Nabor ganhou o certificado de “Disitinção de Destaque” do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, Sérgio Chaves.
“O certificado de distinção de destaque é o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nas áreas ambientais dentro do nosso município. A secretaria ela não vai parar, temos muito trabalho a se fazer e é preciso também que a população junto conosco participe. Nós tivemos vários representantes da população, crianças assistindo que saíram daqui com uma visão diferente das questões ambientais e estão dispostas a ajudar a secretaria e com isso ajudar o meio ambiente e a si”, pontuou a secretária.
Ao final das palestras e rodada de conversa, a equipe responsável pelo plantio e poda das árvores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Semads foi homenageada pelo excelente trabalho desenvolvido em Patos. Logo em seguida, houve o anúncio da próxima cidade a sediar o Fórum Paraibano de Arborização em 2024, sendo escolhido o município de Areia, no Brejo paraibano. Após o anúncio foi apresentada a Carta de Patos em que foram elencados os pontos relevantes discutidos durante todo o evento que precisam ser implementados nas cidades para melhorar o meio ambiente e proporcionar melhor qualidade de vida.
No período da tarde houve uma visita técnica ao Viveiro Florestal e Museu de Solos, na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Patos e o encerramento oficial com a plantação de duas mudas de Ipês Brancos, na Praça Edvaldo Mota, no centro de Patos.


Coordecom
Preocupação Secretário Willami Lucena diz que proprietários estão soltando animais nos fins de semana, em Patos, e orienta a população a denunciar esse tipo de prática
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano Mín. 23° Máx. 36°