
Nesta segunda-feira, dia 17 de julho, o Patosonline.com conversou com a coordenadora do Canil Municipal, Gabriele, que falou sobre as ações desenvolvidas no antigo lixão, após a repercussão do abandono de cães no local, muitos deles filhotes, que estavam debilitados e sem alimentação, chegando até a falecer.
Gabriele disse que esteve acompanhando as protetoras que foram até o lixão neste domingo (16), onde na oportunidade, foram distribuídas rações para os vários cães que ali se encontram.
Hoje pela manhã, ela foi novamente ao local, dessa vez com a equipe do pet móvel, para fazer o recolhimento de 7 cadelas, com idades entre 1 e 4 anos, que foram levadas ao Canil para passarem pelo procedimento de castração.
Gabriele informou que foi coletado sangue para exames iniciais, teste de leshimaniose e 5 delas serão castradas amanhã, e as demais na quarta-feira (19), devido ao limite diários de procedimentos. Ela ainda disse que nos próximos dias estarão retornando novamente ao local para recolherem mais animais e realizarem novas castrações.
"Acompanhei as duas protetoras até o lixão, onde levamos alguns alimentos. Hoje pela manhã fui novamente com o carro, onde foram recolhidas 7 cadelas, entre 1 e 4 anos, trazidas para o canil, foi coletado sangue para exames iniciais, teste de leshimaniose e logo em breve serão castradas. Como temos um pós-operatório onde existe a rotatividade, nos próximos dias estarei indo novamente. Amanhã 5 delas já serão castradas, pois temos um limite diário de quantidade de procedimentos cirúrgicos, e as demais na quarta-feira", disse.
Questionada por nossa equipe sobre qual seria o destino desses animais após a castração, Gabriele informou que elas serão vacinadas e colocadas para adoção através do programa Adota Pet, pois são dóceis.
"O projeto em si visa realizar a castração e após o pós-cirúrgico são devolvidas em seu local, nesse caso, estamos vendo outra situação, pois com a saída das pessoas do lixão, o retorno se torna inviável. Elas serão vacinadas e vamos empenhar na adoção, pois as mesmas são dóceis e podem ser adotadas. Como já fazemos o Adota Pet, e tivemos uma quantidade de adoção bem significativa no último mês, podemos abrir vagas", comentou.





A protetora Benigna Dantas, representante da ONG Amparar, conversou com nossa reportagem nesta segunda-feira (17) e pediu o apoio e união da população para conseguir arrecadar ração para os cães que se encontram abandonados no lixão. Ela disse que ontem conseguiu a doação de 4 sacos de ração, que serão suficientes para saciá-los durante esta semana.
Uma campanha solidária também foi criada para ajudar na causa, através da Loja Mel Make, que se uniu ao Projeto Amparar e lançou um PIX PREMIADO SOLIDÁRIO, com 150 números disponíveis, que podem ser adquiridos no valor de R$ 5,00 cada. O prêmio será uma cesta de produtos da Natura.
Os interessados podem contribuir através da chave PIX [email protected] e enviar os comprovantes de pagamento para o número de WhatsApp (83) 9 9688-6004, facilitando a identificação dos participantes.

Por Patosonline.com
PODPATOS PodCast com Rosalba Mota, prefeita de São José do Bonfim
Jogo Beneficente Galã do Brega participa de jogo beneficente e destaca importância da solidariedade em São José do Egito
Nissan Kait em Patos Patos recebe lançamento do novo Nissan Kait em evento realizado na Niscar Patos
Natal da AABB 2025 Natal da AABB Comunidade emociona e reforça laços de solidariedade em Patos
Agora pelo Quero Saúde Farma facilita a rotina dos clientes com pedidos rápidos pelo Quero Delivery e WhatsApp em Patos
Galã e Amigos Galã do Brega grava “Linda Demais” com Raí Saia Rodada durante edição do projeto Galã e Amigos, em Cabedelo (PB)
Descubra filmes de drama para chorar com histórias reais sem pagar nenhuma assinatura
Autovia Consórcios Autovia Consórcios se destaca nacionalmente em 2025 e entra para o Top 10 do Brasil em vendas e contemplações
Baterias em Patos Só Baterias se destaca em Patos com atendimento 24 horas, entrega rápida e promoções em baterias automotivas Mín. 23° Máx. 36°