Nesta terça-feira, 19 de julho, a Supertintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTRANS) divulgou informações sobre o início da implantação da nova sinalização vertical, nas ruas que receberão alterações para o binário viário no bairro do Salgadinho, zona leste da Capital do Sertão.
As ruas Alfredo Lustosa Cabral e Manoel Torres, que atualmente dispõem do trânsito em mão de dupla, passarão a ter o trânsito em mão única, sendo a rua Alfredo Lustosa com o trânsito no sentido único da BR-361 para a UEPB, AABB e Polícia Federal até o entroncamento com a rua Agostinho Justo, que permanecerá com o trânsito em mão dupla até a rua Manoel Torres, que por sua vez terá o trânsito em mão única retornando para a BR-361, com acesso para o SESI e o bairro São Sebastião.
A decisão, no entanto, gerou insatisfação nos motoristas, moradores e comerciantes da localidade. Eles alegam que não foram consultados e tais mudanças dificultarão a acessibilidade das ruas paralelas à avenida principal.
"Moro nessa rua há 22 anos e nunca houve reclamação por conta do sentido de mão dupla nessa rua. Não é atoa que todos os vizinhos estão reclamando e estranhando esse novo sentido de mão única. A população do bairro nem sequer foi consultada. Sinceramente, ainda tô tentando entender o motivo dessa alteração no sentido do tráfego", disse um internauta nas redes sociais.
"Um total desserviço à população do bairro salgadinho, haja vista a dificuldade de acessibilidade das ruas paralelas à avenida principal. Vai tornar-se uma bagunça total. Não foi repassado para população o porquê de tal mudança, simplesmente fizeram e pronto", comentou um internauta.
"Gostaria de saber de onde ele tirou esses estudos de implementar via de sentido único nas ruas Alfredo Lustosa e Manoel torres. Moro aqui desde 1998 e nunca vi acidente ou congestionamentos nessas 2 avenidas que passaram a ser de sentido único", relatou outro internauta.
Sobre o assunto, o supertintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, disse que desde o ano de 2022 o órgão vem realizando um estudo para retirada do semáforo que liga à UEPB, pois há um ponto de acúmulo de veículos em determinados horários do dia, como às 07h, 11h, 13h e 17h.
Porém, inicialmente não existia a viabilidade, e estudou-se a implantação de uma rotarória, mas a geometria da via não permitia. A STTRANS então chegou ao ponto de que para a retirada do semáforo seria necessário a implantação de um binário.
Com isso, os veículos que estão na BR-361 e pretendem acessar o bairro do Salgadinho, devem se deslocar pela Rua Alfredo Lustosa Cabral, que passará a ser em sentido único. Já os motoristas que pretendem sair do bairro, se deslocarão pela Rua Manoel Torres ou Rua Severino Alves.
"A população, inicialmente, vai sentir uma certa resistência por conta que a vida inteira, o tempo todo, transitava em sentido duplo nessas ruas, e a partir de hoje, pensando no amanhã, nós estamos implantando esse binário, com a retirada do semáforo da UEPB, o que vai permitir uma fluidez maior dos veículos, sem perder a segurança", disse Elucinaldo.
O superintendente disse ainda que o binário do Salgadinho passará ter início de forma efetiva, com fiscalização, a partir do dia 15 de agosto, pois ainda está sendo feito o processo de sinalização.
Elucinaldo afirmou também que após a conclusão do binário do Salgadinho, será implantado o binário do São Sebastião, ainda no mês de agosto, com alteração de sentido nas ruas Antônio Félix e Pedro Moura, além da implantação de um semáforo.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°