A cidade de Patos, na Paraíba, está vivenciando um novo momento em relação à saúde municipal. Essa mudança é notável para todos os moradores, especialmente para aqueles que buscam os serviços de atenção primária oferecidos nas unidades básicas de saúde (UBS).
Das 41 UBS que atendem ao município, 28 foram reformadas pela atual gestão, incluindo adequações e melhorias para ampliar serviços e atendimentos, como fisioterapia, pediatria, atendimento noturno e pronto atendimento odontológico.
As clínicas de fisioterapia ampliadas foram implantadas nas UBS Maria Marques, Horácio Nóbrega e José de Oliveira Pio. Além disso, a assistência domiciliar de fisioterapia é uma novidade importante para pacientes acamados e referenciados pelas UBSs.
O Núcleo Materno Infantil foi implantado nas principais unidades polo dos 4 Distritos Geoadministrativos (DGAs) da cidade, especificamente nas unidades Maria Marques, Horácio Nóbrega, Ministro Ernani Sátiro, Aderban Martins, Rita Palmeira e Rosinha Xavier. Algumas alterações estão sendo promovidas na escala de atendimento dos profissionais para melhorar a assistência.
O atendimento noturno do programa Saúde do Trabalhador foi implantado de segunda a sexta-feira, com assistência médica e de enfermagem nas UBS Horácio Nóbrega, José Oliveira Pio e Carleusa Candeia.
Já o pronto atendimento odontológico funciona de segunda a sexta-feira no período noturno nas UBS Horácio Nóbrega, José de Oliveira Pio e Maria Marques. Esta última também estende esse atendimento aos sábados e domingos.
A gerente de Atenção Básica do município, Nivea Mabel, ressalta que Patos evoluiu significativamente com as melhorias realizadas na atenção básica para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Patos (Por Hélio Barbosa)
Mín. 22° Máx. 37°