A secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos, Manoella Rodrigues, disse nesta segunda-feira, à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que o lixão de Patos será fechado oficialmente no mês de agosto e os resíduos serão levados para o aterro do Pajeú, localizado em Afogados de Ingazeira-PE.
A gestora disse que os resíduos já estão sendo levados para o aterro sanitário há algumas semanas e o lixão de Patos será desativado nos próximos dias, para que possa acontecer o trabalho de recuperação da área degradada.
“Esse problema é histórico e já vinha se arrastando de 30 a 40 anos, e hoje foi solucionado. Todos os resíduos de Patos já estão sendo levados para um aterro sanitário devidamente legalizado, licenciado, e a demora para que isso fosse concluído, era porque nós precisávamos ter um auxílio especial com os catadores”, disse Manoella.
Conforme a secretária, a Prefeitura de Patos está oferecendo um auxílio financeiro aos catadores que trabalhavam no lixão, para que eles possam alugar um caminhão e realizar a coleta seletiva do material nos bairros da cidade, e garantir a renda dessas famílias.
Manoella Rodrigues finalizou dizendo que o projeto de recuperação da área do lixão de Patos já foi enviado ao Ministério Público, e tão ocorra o fechamento e o município receba o parecer do órgão de fiscalização, os trabalhos deverão ser iniciados no local.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Wânia Nóbrega - Rádio Espinharas
Mín. 22° Máx. 37°