
Na Tribuna da Câmara Municipal de Patos na Sessão Ordinária da última quinta-feira, 27 de julho, o vereador Josmá Oliveira (PL), mostrou um abaixo-assinado protocolado por moradores do bairro do Salgadinho, setor leste de Patos, que estariam insatisfeitos com as recentes mudanças no trânsito local, implementadas pela Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS).
Na terça-feira, 19 de julho, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTRANS) divulgou informações sobre o início da implantação da nova sinalização vertical, nas ruas que receberão alterações para o binário viário no bairro do Salgadinho, zona leste da Capital do Sertão.
As ruas Alfredo Lustosa Cabral e Manoel Torres, que atualmente dispõem do trânsito em mão de dupla, passarão a ter o trânsito em mão única, sendo a rua Alfredo Lustosa com o trânsito no sentido único da BR-361 para a UEPB, AABB e Polícia Federal até o entroncamento com a rua Agostinho Justo, que permanecerá com o trânsito em mão dupla até a rua Manoel Torres, que por sua vez terá o trânsito em mão única retornando para a BR-361, com acesso para o SESI e o bairro São Sebastião.
A decisão, no entanto, gerou insatisfação nos motoristas, moradores e comerciantes da localidade. Eles alegam que não foram consultados e tais mudanças dificultam a acessibilidade das ruas paralelas à avenida principal.
O que diz a STTRANS?
Sobre o assunto, o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, disse que desde o ano de 2022 o órgão vem realizando um estudo para retirada do semáforo que liga à UEPB, pois há um ponto de acúmulo de veículos em determinados horários do dia, como às 07h, 11h, 13h e 17h.
Porém, inicialmente não existia a viabilidade, e estudou-se a implantação de uma rotatória, mas a geometria da via não permitia. A STTRANS então chegou ao ponto de que para a retirada do semáforo seria necessário a implantação de um binário.
Com isso, os veículos que estão na BR-361 e pretendem acessar o bairro do Salgadinho, devem se deslocar pela Rua Alfredo Lustosa Cabral, que passará a ser em sentido único. Já os motoristas que pretendem sair do bairro, devem se deslocarão pela Rua Manoel Torres ou Rua Severino Alves.
“A população, inicialmente, vai sentir uma certa resistência por conta que a vida inteira, o tempo todo, transitava em sentido duplo nessas ruas, e a partir de hoje, pensando no amanhã, nós estamos implantando esse binário, com a retirada do semáforo da UEPB, o que vai permitir uma fluidez maior dos veículos, sem perder a segurança”, disse Elucinaldo.
O superintendente disse ainda que o binário do Salgadinho passará ter início de forma efetiva, com fiscalização, a partir do dia 15 de agosto, pois ainda está sendo feito o processo de sinalização.
Elucinaldo afirmou também que após a conclusão do binário do Salgadinho, será implantado o binário do São Sebastião, ainda no mês de agosto, com alteração de sentido nas ruas Antônio Félix e Pedro Moura, além da implantação de um semáforo.
Patosonline.com
Teatro Municipal Durante sessão na Câmara, vereador Rafael Gomes critica inauguração “às pressas” do Teatro Municipal de Patos
POLÍTICA Direção estadual do PT reúne diretórios da região em Patos
POLÍTICA REGIONAL Prefeito de Salgadinho-PB participa de inaugurações importantes em Patos ao lado de autoridades estaduais
Extradição Justiça italiana autoriza extradição de Carla Zambelli
XV Copa União Sec. de Esportes de Quixaba realiza Congresso Técnico da XV Copa União e define clubes, premiação e data de abertura
Mulheres da Paraíba Salgadinho participa do 1º encontro do fórum estadual de gestoras de políticas públicas para as mulheres
Galeria estourada Vereador Galeguinho cobra conserto de galerias estouradas e reforça necessidade de ampliação das equipes em Patos
Transporte Escolar Prefeitura de Catingueira recebe novo ônibus escolar através do PAC, reforçando o transporte de estudantes
POSSE TCE-PB empossa em sessão solene do Pleno os novos conselheiros Deusdete Queiroga Filho e Taciano Diniz Mín. 22° Máx. 34°