
O programa Esporte Espetacular, da TV Globo, trouxe neste domingo, 30 de julho, uma reportagem especial sobre a rotina das juízas em diferentes divisões de futebol no Brasil e a árbitra patoense Ruthyanna Camila foi um dos destaques.
A reportagem mostrou a rotina de Ruthyanna, que integra o quadro da FPF-PB e CBF, sendo uma das grandes promessas da arbitragem brasileira e uma das principais árbitras paraibanas, e de Edina Alves, que faz parte do quadro da CBF, FIFA e FPF-SP, e foi pioneira na arbitragem feminina em competições nacionais e internacionais, apitando inclusive a Copa do Mundo Masculina de 2022 e a Copa Feminina de 2023.
Ruthyanna Camila tem 27 anos e é árbitra do quadro da CBF desde 2016, sendo a única mulher do quadro da FPF-PB. Ela entrou para a história ao ser a primeira mulher a apitar o maior clássico do futebol do estado, o Clássico dos Maiorais entre Campinense e Treze, no Campeonato Paraibano de 2022.
A reportagem destacou a rotina de Ruthyanna, que além de árbitra, é também Médica Veterinária e professora de Educação Física, equilibrando as diferentes funções em um dia a dia corrido. Além disso, mostrou também a disparidade entre os salários de uma árbitra que apita jogos da Série A e uma da Série D, onde o valor por partida varia de cerca de R$ 1.300 para R$ 6.500.
O grande sonho de Ruthyanna, no momento, é ingressar no quadro de árbitros da FIFA, assim como Edina Alves. Com o foco e bom desempenho que ela vem apresentando, isso parece ser apenas questão de tempo.
Confira abaixo a reportagem:
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
COPA PARAÍBA Nacional de Patos inicia planejamento para a Copa Paraíba 2026 e anunciará novidades nos próximos dias, confirma vice-presidente
COPA DO MUNDO Espanha anula 'quarteto estrelado', vence a França e volta a uma final de Copa do Mundo após 16 anos
BANIMENTO MPPB pede banimento definitivo das organizadas “Jovem” e “Fúria”, do Botafogo-PB
NO PÓDIO! Equipe patoense Cascão PabloForlanBJJ conquista sete medalhas em Grand Slam realizado em Fortaleza
SÉRIE C Botafogo-PB bate o Confiança, engata a quarta vitória consecutiva e segue no G-8 da Série C
SÉRIE D Treze passa pelo CRAC nos pênaltis e avança às oitavas de final da Série D do Brasileiro
AMISTOSO Corinthians marca com 'Cria do Terrão', mas defesa bobeia e equipe só empata em amistoso com Cascavel antes do Brasileirão
AMISTOSO Hulk marca o primeiro, Thiago Silva reestreia, e Fluminense vence o Bahia em amistoso antes da volta do Brasileirão
SÉRIE D Serra Branca fica no empate com o Uberlândia e se despede da Série D Mín. 20° Máx. 34°