Sexta, 23 de Janeiro de 2026
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Banner Nissa Niscar PB
Locais Locais

Após apelo emocionado da mãe, criança recebe bolsas de colostomia na cidade de Patos

07/01/2020 às 15h16
Por: PATOS ONLINE Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com
Compartilhe:

A pequena Ana Vitória, 09 anos, nasceu com um problema muito grave no estomago. Ela passou por cirurgia delicada em hospital de Brasília (DF), mas, desde então, passou a usar bolsa de colostomia para necessidades fisiológicas. A garotinha esperta foi abandonada pela mãe biológica e ganhou uma mãe que a ama e cuida de forma afetiva.

A senhora Maria das Dores Alves, mãe adotiva de Ana Vitória, mora na Rua Francisco Trindade, Bairro Alto da Tobiba, em Patos. A família é muito pobre e a renda da casa tem auxilio do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com esses recursos, a família garante o mínimo necessário para sobreviver.

Na noite desta segunda-feira, dia 06, Maria das Dores enviou um vídeo muito forte para a reportagem do Patosonline.com. A mãe mostrava a situação enfrentada por Ana Vitória que, sem a bolsa de colostomia, usava panos para conter as fezes do lado externo do estomago. Uma situação extremamente penosa e dura para assistir.

A senhora Maria das Dores se desculpou, porém, disse que já não sabia mais o que fazer para evitar a situação enfrentada pela filha. De acordo com Maria das Dores, os colegas de escola de Ana Vitória diziam para ela tomar banho, pois estava fedendo. A criança também já não saia de casa diante da carência da bolsa de colostomia.

Maria das Dores falou que a situação estava com aproximadamente seis meses sem solução e a menina usava panos para conter as fezes. A garota espera fazer outra cirurgia definitiva para ter uma vida normal, no entanto, isso depende de recursos da saúde pública, desburocratização do Sistema Único de Saúde (SUS) e de atenção por parte dos representantes públicos. Ana Vitória deve ter acompanhamento para evitar infecções no local da bolsa de colostomia.   

O relato de Maria das Dores comove e mostra uma dura realidade da saúde pública. A reportagem levou o caso ao conhecimento do secretário de Saúde do Município de Patos, Dr. Umberto Joubert, que determinou a uma equipe que resolvesse a situação. Dr. Joubert disse que estava existindo um problema sério com relação aos recursos para adquirir as bolsas de colostomia diante dos valores destas. O secretário afirmou que havia distorção nas bolsas destinadas a Patos e aos demais municípios, porém, isso foi resolvido e se espera a normalização do fornecimento aos que tem direito e precisam do insumo. “Nós organizamos isso. Hoje essa criança já foi atendida e foi feito um relatório para garantir a normalidade do tratamento”, reforçou Dr. Joubert.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 37°

Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 24°C
Seg 37°C 23°C
Ter 30°C 24°C
Qua 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras