Quinta, 29 de Janeiro de 2026
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Banner Nissa Niscar PB
Policial Policial

Em Patos: Juiz manda soltar delegado preso suspeito de desviar fianças 

Na decisão sobre a audiência de custódia, o magistrado afastou o pagamento de fiança, mas impôs medidas cautelares ao investigado

05/08/2023 às 17h48
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: MaisPB
Compartilhe:

O juiz José Milton Barros de Araújo, do 2º Juizado Especial Misto de Patos, determinou a soltura do delegado Elcenho Engel, preso nessa sexta-feira (04) suspeito de desviar fianças e retardar inquéritos. O agente foi detido em uma operação da Polícia Civil.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na decisão sobre a audiência de custódia, o magistrado afastou o pagamento de fiança, mas impôs medidas cautelares ao investigado, como:

1. comparecimento a todos os atos do processo, sempre que for intimado;
2. comparecer, mensalmente em juízo, para justificar suas atividades, até fim do processo;
3. não mudar de residência, sem prévia autorização do juízo, ou ausentar-se da Comarca por mais de 08 (oito) dias sem prévia comunicação à autoridade processante;
4. não cometer qualquer outra infração penal.

A operação 

A Polícia Civil prendeu o delgado Elcenho Engel Leite de Souza durante uma operação contra o crime de corrupção em Patos, no Sertão do Estado.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O delegado é suspeito de desviar recursos provindo de fianças pagas por presos.

“Consta dos autos que o investigado, no exercício da função pública de delegado de polícia civil, teria se apropriado de valores das fianças criminais arbitradas, bem como teria retardado a distribuição dos inquéritos policiais, com o fito de ocultar a prática do crime mais grave (peculato). Ademais, infere-se da presente representação que as condutas atribuídas ao representado tem sido realizadas continuamente há quase 10 (dez) anos”, diz a investigação que a reportagem teve acesso.

A promotora Mariana Bezerra pediu à Justiça a quebra do sigilo bancário do delegado relativo ao período de 14/07/2014 a 16/05/2023, incluindo o afastamento do sigilo de todas as contas de depósito, contas de poupança, contas de investimento e outros bens, direitos e valores mantidos em instituições Financeiras pelo suspeito.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

“No caso em tela, há indícios da ocorrência de crimes praticados, em tese, pelo investigado, o qual, no exercício da função pública de delegado de polícia, teria se apropriado de valores das fianças criminais arbitradas, além de ter retardado a instauração de procedimentos investigativos, tudo com o fito de ocultar o crime mais grave”, escreveu.7

Fonte: MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 39°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras