
Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Patos está realizando diversas atividades para celebrar o mês da Primeira Infância. Em continuidade a essa programação, na manhã desta quinta-feira (10), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMUDES) juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) promoveram uma ação das crianças com a natureza, visitando o viveiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Conforme explicou a coordenadora da Primeira Infância, Ana Thamyres, a programação tem como tema “A Natureza do Brincar” e proporcionou às crianças e suas famílias assistidas pelos CRAS Mariana Alves e Severina Celestina, um momento com a natureza, em que elas puderam conhecer como funciona o plantio e a cultivação das mudas.
A visita ao viveiro da UFCG foi guiada pela professora Patrícia Souto que apresentou algumas mudas, fez uma pequena trilha pela mata, plantou sementes de árvores nativas, finalizando com a visita ao museu do solo. Um momento que para ela é de fundamental importância, uma vez que a mudança de atitude começa desde pequeno.
“Hoje a gente está se deparando com a Terra chegando ao seu estágio máximo de temperatura. E eles saberem da importância dos vegetais, que os primeiros seres que apareceram na terra foram os vegetais e a gente tem essa responsabilidade de cuidar dos vegetais. E eles já vendo aqui, que aqui é um ambiente onde a gente produz as mudas das espécies, vendo diferentes folhas, escutando os sons das cigarras, dos passarinhos. isso é uma coisa diferente da realidade deles, do dia a dia deles, mas que vai fazer a semeadura desse conhecimento e com certeza vai mudar muito a atitude deles”, enfatizou Patrícia.
Para a secretária da Semads, Manoella Rodrigues “essas atividades são de extrema importância tendo em vista que esse contato que elas têm com a terra, contato com as árvores, estimula o bem - estar tanto físico quanto mental, além de melhorar o desempenho na escola, estimula também as interações sócio -emocionais e sociais das crianças”.
Por Coordecom




Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°