Domingo, 04 de Maio de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner Dra Joyce
Banner JC Motos

Com apenas 29% de sua capacidade hídrica, comportas da Barragem Capoeira voltam a ser abertas

A situação preocupa moradores da região, que temem que o possível desperdício de água agrave ainda mais a escassez hídrica enfrentada.

Regional Regional

Com apenas 29% de sua capacidade hídrica, comportas da Barragem Capoeira voltam a ser abertas

11/08/2023 às 17h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.comCom informações do Blog do Jordan Bezerra
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após as solicitações das secretarias de Agricultura de Patos e São José do Bonfim, as comportas da Barragem de Capoeira, localizada na zona rural de Santa Terezinha, voltaram a ser abertas nesta quinta-feira, dia 10 de agosto,. A situação levanta preocupações, uma vez que o manancial está com apenas 29% de sua capacidade hídrica e é responsável por fornecer água para comunidades de Santa Terezinha, São José do Bonfim e Patos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Com as chuvas recentes sendo abaixo do esperado, o Açude Capoeira não conseguiu acumular uma quantidade significativa de água durante o inverno, resultando em um nível extremamente baixo de água represada.

O técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) em Patos, Mozart Marques, explicou que a abertura da comporta foi realizada atendendo a solicitações da população ribeirinha.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Segundo Mozart Marques, diversas associações de moradores enviaram ofícios pedindo a liberação de água pela comporta devido às dificuldades enfrentadas no trecho do Rio. "Recebemos 8 ofícios de associações que estão passando dificuldades no trecho do Rio", afirmou o técnico da AESA.

Mozart Marques explicou que um estudo técnico foi realizado para viabilizar essa ação, indicando que, de acordo com a AESA, não há problemas em liberar água pela comporta, mesmo considerando a situação crítica do açude. No entanto, o técnico não informou a duração da abertura da comporta.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Vídeo: Blog do Jordan Bezerra

A situação preocupa moradores da região, que temem que o possível desperdício de água agrave ainda mais a escassez hídrica enfrentada.

Foto: Blog do Jordan Bezerra

Por Patosonline.com
Com informações do Blog do Jordan Bezerra

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Seg 36°C 19°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Qui 34°C 20°C
Sex 36°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras