Domingo, 20 de Abril de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Chacara Canaa
Banner Clima Sublime
Banner JC Motos
Banner Dra Joyce
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Regional Politica, Regional

Juiz aponta irregularidades e determina retorno imediato de vereador de Desterro que teve mandato cassado na última sexta (11); presidente da Câmara se posiciona. OUÇA

14/08/2023 às 15h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O cenário político na cidade de Desterro vem sendo bastante agitado desde a última semana. Isso porque, o vereador Vicente de Paula Campos, conhecido popularmente por Biga, teve seu mandato cassado em sessão extraordinária na última sexta-feira, 11 de agosto. O parlamentar alega que vem sendo vítima de perseguição política por seu trabalho de oposição à gestão municipal.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

No entanto, neste domingo, 13 de agosto, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) derrubou a cassação. O juiz Dr. Odilson de Morais detectou irregularidades no processo de cassação e determinou o retorno imediato do vereador à Câmara Municipal.

"O procedimento administrativo, para receber a denúncia, violou a legislação vigente e fere os princípios da publicidade e do devido processo legal, uma vez que não foi publicada a pauta da ordem do dia. Além disso, o presidente da Câmara Municipal, Tiago Simões dos Santos, está impedido de atuar no procedimento e votar por ser inimigo capital do autor (art.27, §3º, Reg. Interno).", diz um trecho da decisão.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

"Determino a imediata reintegração do autor Vicente de Paula Campos ao cargo eletivo de vereador na Câmara Municipal de Desterro/PB. Sopesando que multas diárias amiúde são inócuas nestes casos, advirto que poderá ser afastado do cargo eletivo o vereador que não cumprir ou impedir o cumprimento desta decisão”, diz outro trecho do documento oficial. 

Confira a decisão abaixo:

Continua após a publicidade
Banner A Dois

O que diz o presidente da Câmara?

Sobre o asssunto, o Patosonline.com conversou com o presidente da Câmara Municipal de Desterro, Tiago Simões, que se posicionou acerca da decisão.

Segundo Tiago, a denúncia que chegou à Câmara seguiu o ritmo legal do decreto 201/7, mas o juiz entendeu que como o mesmo tem uma ação criminal contra o vereador, ele não poderia participar da comissão processante, que de acordo com o parlamentar, já havia sido formada antes do processo ter sido movido.

O presidente da Casa informou que irá recorrer aos tribunais superiores. No entanto, a decisão judicial será cumprida.

"Decisão judicial a gente não discute, a gente cumpre. O presidente da Casa vai recorrer sim a tribunais superiores e aguardar as decisões. Já estamos entrando com agravo em João Pessoa, de João Pessoa vamos ao STJ, do STJ vamos a Brasília, no Supremo. Enfim, estamos no jogo democrático e todo mundo tem que procurar seus direitos", comentou o presidente Tiago.

Ouça mais detalhes no áudio abaixo:

Vereador Tiago Simões, presidente da Câmara Municipal de Desterro - Áudio: Marcos Oliveira/Patosonline

Por Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Seg 33°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Qui 34°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras