Na manhã desta terça-feira, dia 15 de agosto, cidades paraibanas e de diversos estados brasileiros enfrentaram uma inesperada queda de energia elétrica. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.
Segundo a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento na Paraíba, 113 dos 223 munícipios registraram ‘apagões’. Patos e cidades da Região Metropolitana foram algumas das afetadas.
A concessionário disse que aproximadamente 32% dos clientes foram atingidos. A empresa informou que o fornecimento de energia elétrica foi completamente reestabelecido em cerca de 15 minutos.
"A Energisa esclarece que um evento no Sistema Interligado Nacional interrompeu, por proteção, o suprimento de energia para vários estados do país, incluindo a Paraíba. O fornecimento de energia já foi completamente restabelecido no estado. As causas serão apuradas e esclarecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)." - disse a Assessoria de comunicação da Energisa em nota.
O apagão passou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.
Veja os estados afetados pelo apagão:
Por Patosonline.com
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro Mín. 23° Máx. 36°