A Secretaria de Saúde do Estado (SES) divulgou nesta terça-feira (15) um importante avanço na infraestrutura de saúde do estado, com a habilitação de 49 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais distribuídos por várias regiões. A decisão foi tomada durante a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), beneficiando unidades hospitalares localizadas em diversas cidades, além de aprovar a mudança de gestão de alguns hospitais para a responsabilidade da SES.
Os novos leitos de UTI contemplam seis unidades hospitalares em toda a Paraíba, incluindo Catolé do Rocha, Campina Grande, Monteiro, Pombal e Patos. No total, 42 leitos de UTI serão alocados para adultos, com destaque para 10 leitos no Hospital Regional de Catolé do Rocha, 10 no Hospital de Clínicas em Campina Grande, 10 no Hospital Regional de Patos, seis no Hospital Regional de Monteiro e seis no Hospital Regional de Pombal. Além disso, estão previstos sete leitos de UTI pediátrica no Hospital Infantil Noaldo Leite, localizado em Patos.
Uma outra mudança importante anunciada durante a reunião da CIB foi a transição da gestão de oito unidades hospitalares para a Secretaria de Estado da Saúde. Hospitais Regionais de Catolé do Rocha, Picuí, Solânea, Pombal, Santa Luzia, Itabaiana, Itaporanga e o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira passam a fazer parte do conjunto de unidades de saúde diretamente administradas pela SES.
Além da gestão dos hospitais, a Secretaria de Saúde também ampliará a abrangência do Complexo Regulador Estadual, uma iniciativa que visa otimizar a distribuição e alocação de pacientes em diferentes unidades de saúde. O Complexo Regulador Estadual inclui, entre outras coisas, o Grupo de Resgate Aeromédico, que possui duas UTIs aéreas e mais de 60 ambulâncias com suporte avançado, estando preparado para atender toda a população dos 223 municípios da Paraíba.
Por Patosonline.com
Com informações de Portal Correio
SEGURANÇA Agentes da Guarda Civil de Patos passam por curso de qualificação e habilitação do uso de pistola não letal
Nota de falecimento Morre aos 79 anos o ex-comerciante Osvaldo Marques Bezerra, fundador da Bom Passo Calçados
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro Mín. 23° Máx. 36°