
Criado em agosto de 2021, o Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI é o primeiro programa de atenção à primeira infância da Paraíba e ao longo dos seus dois anos de existência tem mudado a realidade de diversas famílias patoenses.
Em Patos, a primeira infância é prioridade e com o Programa PAI tem possibilitado às novas gerações um crescimento saudável e uma sociedade mais justa e desenvolvida.
O Programa PAI é uma política pública de caráter intersetorial, estruturado a partir da integração de políticas nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social que tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, desde a gestação até os seis anos de idade, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, levando em consideração a família e seu contexto de vida.
Cerca de 800 famílias são beneficiadas com o Cartão do PAI que através do valor de R$ 100 reais mensais tem garantido uma maior segurança alimentar para as mães e suas crianças desde a gestação.
Na área da saúde, diversas ações são realizadas que asseguram um pré-natal de qualidade, com atendimentos de pediatras em todas as áreas da cidade, ampliação de salas de teste do pezinho e tem proporcionado uma melhor qualidade de vida para as crianças e suas famílias.
Ainda na área da saúde, por meio do projeto Novos Olhares em parceria com a Secretaria de Educação, tem melhorado a saúde visual e o desempenho escolar das crianças da rede pública municipal, com avaliações de acuidade visual, exame oftalmológico e a entrega gratuita de 800 óculos para os alunos.
A Educação tem se destacado com a construção de novas creches, reformas e ampliação de unidades escolares, com a criação de programas educacionais como o META Aprender e o Sertão Criança que têm ajudado no desenvolvimento infantil pleno das crianças e a formação dos professores municipais, além da criação do primeiro Núcleo de Desenvolvimento Infantil – Ndi que através de uma equipe multidisciplinar atende às crianças com TDAH e outras necessidades específicas da aprendizagem com intervenções psicoterapêuticas e psicopedagógicas.
Além de todas essas ações, o Programa PAI em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente tem transformado as praças da cidade em locais de convivência familiar com a implantação de parques ecológicos e inclusivos, onde as crianças tenham espaços para brincar ao ar livre junto à natureza. A educação ambiental tem sido implementada para que as crianças possam vivenciar, aprender, por meio das visitas e atividades sobre o local onde vivem.
Por Assessoria
Concurso público Provas do concurso do IFPB para mais de 50 vagas acontecem neste domingo
Juventude Patos realiza I Fórum Comunitário de Adolescentes e amplia diálogo sobre direitos e participação juvenil
Nova Diretoria Jornalista Márcio Costa é eleito presidente da AISP para o biênio 2026/2027
Convite Missa Família convida para missa de 30º dia em memória de Dalvanira Pereira Lucena, em Patos
Agradecimento Moradora de Patos agradece apoio após cirurgia de aneurisma cerebral
Reclamação Moradora reclama de dificuldade no atendimento odontológico em UBS do Multirão, em Patos; equipe da unidade emite nota e esclarece o caso
Abastecimento Jonatas Kaiky quer reunião de vereadores com gerente regional da Cagepa, e Décio Motos pede reativação de poços em bairros da cidade
Zona Azul Zona Azul começa a funcionar em Patos no dia 2 de janeiro de 2026; STTRANS intensifica orientações à população
OAB-PB Presidente da OAB-PB critica postura do STF e aponta desigualdade social como maior problema do Brasil durante entrevista em Patos Mín. 24° Máx. 37°