Sábado, 14 de Junho de 2025
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Coolab Creative
Banner Dra Monnara
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Gerais Gerais

Estudos revelam mais de 80,5 mil cães e gatos abandonados na Paraíba

21/08/2023 às 09h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.comInformações MaisPB
Compartilhe:
Reprodução: José Carlos Santos
Reprodução: José Carlos Santos

Aproximadamente 80,5 mil cães e gatos em situação de rua são estimados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na Paraíba. A metodologia da OMS baseia-se na proporção de um animal para cada cinco habitantes do país, dos quais cerca de 10% são considerados abandonados. No Dia Internacional do Animal Abandonado, que ocorreu no último sábado (19), o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) enfatiza a importância das ações de controle populacional de cães e gatos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O presidente do CRMV-PB, o médico-veterinário José Cecílio, destaca o papel fundamental dos projetos estaduais nesse contexto, que não apenas contribuem para a diminuição da natalidade desses animais, mas também respeitam seus direitos e bem-estar. Ele destaca que atualmente onze projetos desse tipo estão em funcionamento no Estado, enquanto outros aguardam aprovação do Conselho.

José Cecílio comenta: "Frequentemente, a falta de compreensão sobre as responsabilidades associadas à posse de um animal agrava questões de abandono e maus-tratos. Este dia é de grande importância para abordar esse tema e sensibilizar a população sobre adoção responsável e suas implicações."

É crucial ressaltar que o abandono de animais é considerado crime de maus-tratos, conforme disposto na Constituição Federal e na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98. Essa legislação abrange animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, de todas as dimensões, e estabelece penalidades que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa, para aqueles que cometem atos prejudiciais contra qualquer tipo de animal. Uma nova legislação (Lei 14.064/2020), conhecida como "Lei Sansão", aumentou as penalidades para maus-tratos a cães e gatos, impondo uma pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda.

Continua após a publicidade
Coolab Creative

Patosonline.com
Informações MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h06 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

Dom 31°C 21°C
Seg 34°C 19°C
Ter 31°C 20°C
Qua 29°C 22°C
Qui 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras